Contribuições do software GeoGebra no processo de ensino e de aprendizagem de Álgebra no 1º Ano do Ensino Médio
Palavras-chave:
GeoGebra, Álgebra, Ensino Médio, Educação Matemática, Tecnologias DigitaisResumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do software GeoGebra no processo de ensino e de aprendizagem de álgebra no 1º ano do Ensino Médio. A justificativa parte da necessidade de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos e alinhar a prática pedagógica às demandas atuais. Com abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa está sendo conduzida em quatro etapas: revisão da literatura, aplicação de atividades diagnósticas, exploração do software em sala aula com aplicação de um novo diagnóstico e análise das informações obtidas por meio da técnica de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados parciais obtidos da revisão de literatura indicam maior envolvimento dos alunos, mas apontam barreiras na adaptação dos professores. Ao final, espera-se que os resultados contribuam para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam um ensino contextualizado e interativo, preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo contemporâneo de forma crítica e autônoma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.