Contribuições do software GeoGebra no processo de ensino e de aprendizagem de Álgebra no 1º Ano do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

GeoGebra, Álgebra, Ensino Médio, Educação Matemática, Tecnologias Digitais

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do software GeoGebra no processo de ensino e de aprendizagem de álgebra no 1º ano do Ensino Médio. A justificativa parte da necessidade de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos e alinhar a prática pedagógica às demandas atuais. Com abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa está sendo conduzida em quatro etapas: revisão da literatura, aplicação de atividades diagnósticas, exploração do software em sala aula com aplicação de um novo diagnóstico e análise das informações obtidas por meio da técnica de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados parciais obtidos da revisão de literatura indicam maior envolvimento dos alunos, mas apontam barreiras na adaptação dos professores. Ao final, espera-se que os resultados contribuam para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam um ensino contextualizado e interativo, preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo contemporâneo de forma crítica e autônoma.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

BARBOSA, Tatiane Mirelles Santos; LOPES, Lailson dos Reis Pereira. Contribuições do software GeoGebra no processo de ensino e de aprendizagem de Álgebra no 1º Ano do Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/820.. Acesso em: 13 set. 2025.