Pesquisa censitária - Uma alternativa para o ensino de matemática no ensino fundamental
Palavras-chave:
Pesquisa Censitária, Modelagem Matemática, Ensino de matemáticaResumo
O presente relato de experiência baseou-se nas pesquisas de Burak (1992, 2010) e Bassanezi (1999, 2010) sobre modelagem matemática, para utilizá-la como estratégia de ensino aprendizagem na educação básica. Este trabalho tem como objetivo principal descrever as principais atividades desenvolvidas durante um trabalho de pesquisa censitária, realizado no ano de 2024 com estudantes do 8° ano do ensino fundamental II, de uma escola pública de Minas Gerais. Para a realização da pesquisa censitária, os estudantes foram orientados a planejar, redigir questionários, realizar entrevistas, contabilizar e organizar dados e elaborar tabelas e gráficos para divulgar os resultados. A realização deste trabalho proporcionou o desenvolvimento de competências como a capacidade de trabalhar em grupo, o pensamento crítico, a organização e interpretação de dados estatísticos, além da habilidade de comunicação oral e escrita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.