Uma tarefa exploratória-investigativa envolvendo medidas de dispersão
Palavras-chave:
Medidas de Dispersão, Tarefa exploratória-investigativa, Educação Básica, Probabilidade e EstatísticaResumo
Neste estudo, relatamos o desenvolvimento de uma tarefa exploratória-investigativa, sobre medidas de dispersão, buscando contribuir com a discussão a respeito do ensino de Estatística na Educação Básica. A tarefa elaborada fez parte de uma das atividades propostas no componente curricular Instrumentalização para o Ensino da Matemática VI- M do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana e foi desenvolvida em uma turma do Ensino Médio em Conceição do Jacuípe, Bahia. Pudemos observar que os estudantes apresentaram facilidades em determinar o valor da média aritmética, mas apresentaram limitações quando as situações abordavam o cálculo de desvio padrão e variância, principalmente quando os cálculos envolviam números racionais na forma decimal. Destacamos que a elaboração e o desenvolvimento da tarefa ofereceram oportunidades de aprendizagem sobre o objeto de conhecimento matemático e sobre a vivência da prática pedagógica escolar para os professores em formação inicial.
Referências
CRUZ,T. V. Q. F. Medidas de tendência central e medidas de dispersão: um estudo acerca dos conceitos estatísticos mobilizados pelos estudantes do Curso de Administração. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
PONTE,J.P. Gestão curricular em Matemática. O professor e o desenvolvimento curricular, p. 11-34, 2005.
PONTE, J. P. (2010). Explorar e investigar em Matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática (ISSN: 1815-0640), 21, 13-30.
QUEDI, R. P.; DARROZ, L. M. Conceitos básicos de estatística: as lacunas conceituais de acadêmicos ingressantes no curso superior. Revista Thema, 2018, 1256–1268.
QUINTAS, S.; FERREIRA, R. A. T.; OLIVEIRA, H. O conhecimento didático do professor no ensino da variação estatística. Revista de didáctica de la Estadística, 2013, pg 439-446.
STURION, L.; MORAIS, D. A. M.; REIS, M. C.; BORTOLOTTO, M. P. de G.O papel
dos professores da educação básica e do ensino médio como mediador na utilização de tecnologias midiáticas e dispositivos móveis na sala de aula. Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017.
UEFS, [Universidade Estadual de Feira de Santana]. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Feira de Santana: UEFS, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.