Uma tarefa exploratória-investigativa envolvendo medidas de dispersão

Autores

  • Igor Possidônio Amâncio Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Andressa Mineiro Fonseca Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Talita Andrade de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Jadson Lucena Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Maiana Santana da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Medidas de Dispersão, Tarefa exploratória-investigativa, Educação Básica, Probabilidade e Estatística

Resumo

Neste estudo, relatamos o desenvolvimento de uma tarefa exploratória-investigativa, sobre medidas de dispersão, buscando contribuir com a discussão a respeito do ensino de Estatística na Educação Básica. A tarefa elaborada fez parte de uma das atividades propostas no componente curricular Instrumentalização para o Ensino da Matemática VI- M do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana e foi desenvolvida em uma turma do Ensino Médio em Conceição do Jacuípe, Bahia. Pudemos observar que os estudantes apresentaram facilidades em determinar o valor da média aritmética, mas apresentaram limitações quando as situações abordavam o cálculo de desvio padrão e variância, principalmente quando os cálculos envolviam números racionais na forma decimal. Destacamos que a elaboração e o desenvolvimento da tarefa ofereceram oportunidades de aprendizagem sobre o objeto de conhecimento matemático e sobre a vivência da prática pedagógica escolar para os professores em formação inicial.

 

Referências

CRUZ,T. V. Q. F. Medidas de tendência central e medidas de dispersão: um estudo acerca dos conceitos estatísticos mobilizados pelos estudantes do Curso de Administração. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

PONTE,J.P. Gestão curricular em Matemática. O professor e o desenvolvimento curricular, p. 11-34, 2005.

PONTE, J. P. (2010). Explorar e investigar em Matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática (ISSN: 1815-0640), 21, 13-30.

QUEDI, R. P.; DARROZ, L. M. Conceitos básicos de estatística: as lacunas conceituais de acadêmicos ingressantes no curso superior. Revista Thema, 2018, 1256–1268.

QUINTAS, S.; FERREIRA, R. A. T.; OLIVEIRA, H. O conhecimento didático do professor no ensino da variação estatística. Revista de didáctica de la Estadística, 2013, pg 439-446.

STURION, L.; MORAIS, D. A. M.; REIS, M. C.; BORTOLOTTO, M. P. de G.O papel

dos professores da educação básica e do ensino médio como mediador na utilização de tecnologias midiáticas e dispositivos móveis na sala de aula. Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017.

UEFS, [Universidade Estadual de Feira de Santana]. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Feira de Santana: UEFS, 2018.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

AMÂNCIO, Igor Possidônio; FONSECA, Andressa Mineiro; JESUS, Talita Andrade de; RODRIGUES, Jadson Lucena; SILVA, Maiana Santana da. Uma tarefa exploratória-investigativa envolvendo medidas de dispersão. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/84.. Acesso em: 16 mar. 2025.