Conjunto com set: jogando e aprendendo operações entre conjuntos

Autores

  • Cristian Daniel Lima da Silva Soares Instituto Federal da Bahia Autor
  • Simone Maria Ferreira dos Santos Instituto Central de Educação Isaías Alves Autor
  • Daniela Santa Inês Cunha Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Jogos, Operações com conjuntos, Ensino Médio, Matemática

Resumo

O presente relato tem como objetivo evidenciar como se deu a realização da Exposição de Jogos Matemáticos, realizada pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática, de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), mostrando as vantagens da aplicação do jogo “Conjuntos com Set” na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Além disso, apresenta-se a importância da utilização de jogos como fator contribuinte e motivador do processo de ensino e aprendizagem da matemática, por meio do qual foi possível constatar na prática o quanto o uso de jogos pode ser um aliado nas aulas de matemática. A exposição foi realizada no IFBA, campus Salvador, no Dia Internacional da Matemática, junto aos estudantes do curso técnico médio integrado. Os resultados mostraram que o uso de jogo “conjunto com set” proporcionou aprendizagem efetivamente satisfatória das operações com conjuntos aos estudantes.

Referências

BANDET, J.P. & SARAZANAS, R. A criança e os brinquedos, Ed. Estampa, Lisboa, 1973.

GUITIRANA, V., TELES, R., CAMPOS, I., Jogo com Sucata na Educação. Nemat. Ed. UFPE, 2018.

LEONTIEV, A.N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. p. 119-142,

São Paulo, 1988.

MCMAHON, L. et al. The Joy of Set: The Many Mathematical Dimensions of a Seemingly Simple Card Game. Princeton University Press, 2016.

MENEZES, Karoline Lucas de. SE JOGANDO NA MATEMÁTICA COM SET. 79

f. Monografia - Curso de Matemática, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.

MÜLLER, I. Current trends of Mathematical Education. Unopar Cient., Ciênc. Hum. Educ., Londrina, v. 1, n. 1, p. 133-144, jun. 2000.

Organization for Economic Co-operation and Devolopment (OCDE), Economic Surveys: Combatting Covid-19’s effect on children Brasil, Paris, 2020 doi.org/10.1787/250240ad-en.

PALHARES, Isabela. Apenas 5% dos alunos da rede pública terminam o ensino médio com conhecimentos adequados de matemática. Folha de São Paulo. São Paulo, p. 1-2. 29 nov. 2022.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo : Libertad, 1996.

VYGOTSKY. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SOARES, Cristian Daniel Lima da Silva; SANTOS, Simone Maria Ferreira dos; CUNHA, Daniela Santa Inês. Conjunto com set: jogando e aprendendo operações entre conjuntos. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/85.. Acesso em: 21 ago. 2025.