Conjunto com set: jogando e aprendendo operações entre conjuntos
Palavras-chave:
Jogos, Operações com conjuntos, Ensino Médio, MatemáticaResumo
O presente relato tem como objetivo evidenciar como se deu a realização da Exposição de Jogos Matemáticos, realizada pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática, de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), mostrando as vantagens da aplicação do jogo “Conjuntos com Set” na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Além disso, apresenta-se a importância da utilização de jogos como fator contribuinte e motivador do processo de ensino e aprendizagem da matemática, por meio do qual foi possível constatar na prática o quanto o uso de jogos pode ser um aliado nas aulas de matemática. A exposição foi realizada no IFBA, campus Salvador, no Dia Internacional da Matemática, junto aos estudantes do curso técnico médio integrado. Os resultados mostraram que o uso de jogo “conjunto com set” proporcionou aprendizagem efetivamente satisfatória das operações com conjuntos aos estudantes.
Referências
BANDET, J.P. & SARAZANAS, R. A criança e os brinquedos, Ed. Estampa, Lisboa, 1973.
GUITIRANA, V., TELES, R., CAMPOS, I., Jogo com Sucata na Educação. Nemat. Ed. UFPE, 2018.
LEONTIEV, A.N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. p. 119-142,
São Paulo, 1988.
MCMAHON, L. et al. The Joy of Set: The Many Mathematical Dimensions of a Seemingly Simple Card Game. Princeton University Press, 2016.
MENEZES, Karoline Lucas de. SE JOGANDO NA MATEMÁTICA COM SET. 79
f. Monografia - Curso de Matemática, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
MÜLLER, I. Current trends of Mathematical Education. Unopar Cient., Ciênc. Hum. Educ., Londrina, v. 1, n. 1, p. 133-144, jun. 2000.
Organization for Economic Co-operation and Devolopment (OCDE), Economic Surveys: Combatting Covid-19’s effect on children Brasil, Paris, 2020 doi.org/10.1787/250240ad-en.
PALHARES, Isabela. Apenas 5% dos alunos da rede pública terminam o ensino médio com conhecimentos adequados de matemática. Folha de São Paulo. São Paulo, p. 1-2. 29 nov. 2022.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo : Libertad, 1996.
VYGOTSKY. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.