Matemática Forense: Investigação e Estudo de Casos no Ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Matemática Forense, Investigações Forenses, Resolução de casos e mistérios, Ensino por Investigação

Resumo

Este artigo relata a experiência da construção e implementação de uma atividade exploratória que buscou explorar elementos da matemática forense que podem ser utilizados nos processos de ensino e de aprendizagem de objetos matemáticos, por meio de uma sequência de atividades elaborada no contexto da investigação criminal. A proposta pedagógica foi implementada através de um minicurso, com estudos de casos fictícios nos dias 17 e 18 de setembro de 2024 na XVII Semana de Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. Utilizou-se o respaldo teórico da interdisciplinaridade e uma abordagem metodológica de ensino por investigação. Durante a implementação foram feitas anotações e através da observação direta dos envolvidos na atividade foi possível a análise qualitativa dos dados. Ao utilizar abordagens de ensino por investigação observamos a integração com outras ciências e também maior engajamento e participação dos estudantes. Esperamos que esta proposta possa dar suporte e apoiar práticas docentes na disciplina de Matemática.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

LUZ, Evely Santos da; DIAS, Bartolomeu Neves; SILVA, Geizane Lima da. Matemática Forense: Investigação e Estudo de Casos no Ensino de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/866.. Acesso em: 13 set. 2025.