Relato de experiência da Residência Pedagógica: bombardeio naval

Autores

  • Maria Vitória da Luz Ameno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor
  • Flaviane Paixão Panta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Bombardeio Naval, Plano Cartesiano

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência em que será abordado a experiência vivenciada durante o período de regência da residência pedagógica. A atividade intitulada Bombardeio Naval, com a essência do conteúdo de plano cartesiano, foi realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – IFBA. Além disso, o trabalho enfatiza a importância da utilização de jogos como metodologia de ensino da Matemática.

Referências

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. DANTE, Luiz Roberto. Matemática contexto & aplicações. 1° ano - Ensino Médio.3.ed. São Paulo: Ática, 2016.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula/ Regina Célia Grando. Campinas,SP:[s.n], 2000.

GRIFFIN, Daniel. Gamification in E-Learning. Ashridge Business School, 2014. Disponível em: <http://www.ashridge.org.uk/Website/Content.nsf/wELNVLR/Re- sources:+Gamification+in+e-Learning?opendocument>. Acesso em: 12 jul. 2023.

IFBA- Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia. Residência Pedagógica. Disponível em:

<https://portal.ifba.edu.br/valenca/cursos/superior/comat/documentos/residencia- pedagogica/residencia-pedagogica>. Acesso em: 06 maio. 2023.

LIMA; Mikarla Mikele Ferreira de. Jogos matemáticos em sala de aula: perspectiva docente dos professores de matemática das escolas participantes do PIBID em Caicó- RN. Mikarla Mikele Ferreira de Lima. - Caicó: UFRN, 2018.

SALAS, Paula. Metodologias ativas: como usar gamificação e aprendizagem baseada em problemas para ter aulas mais atrativas. Disponível em: < https://nova-escola- producao.s3.amazonaws.com/W5hUecamjxBChwTwaJaQ6np47GC7Zx59dBANdzArC NT7DSf5pAdxDx8TnM7p/metodologias-ativas-como-usar-gamificacao-e- aprendizagem-baseada-em-problemas-para-ter-aulas-mais-atrativas.pdf>. Acesso em: 06 maio. 2023.

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

AMENO, Maria Vitória da Luz; PANTA, Flaviane Paixão. Relato de experiência da Residência Pedagógica: bombardeio naval. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–8, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/87.. Acesso em: 11 fev. 2025.