Feira de Matemática como estratégia para a recomposição da aprendizagem
Palavras-chave:
Feira de Matemática, Recomposição da aprendizagem, Aprendizagem significativa, Educação MatemáticaResumo
Este trabalho busca apresentar a experiência obtida a partir do desenvolvimento de uma Feira de Matemática como estratégia para recomposição de aprendizagens, cujo objetivo foi estimular os alunos a reconhecerem e aplicarem a matemática como uma ciência presente em seu dia a dia, capacitando-os a comunicar ideias matemáticas de forma precisa e argumentativa, utilizando linguagem oral e diferentes representações para estabelecer conexões interdisciplinares. A metodologia adotada envolveu estudo de caso, observação direta e aplicação de questionários. Os resultados indicam aumento do interesse dos alunos, fortalecimento da autonomia e conexão da matemática com a realidade cotidiana. O evento demonstrou impacto positivo no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Apesar de desafios na elaboração e apresentação e da baixa adesão aos formulários, a iniciativa se mostrou relevante para o ensino da matemática, servindo como referência para futuras edições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.