Feira de Matemática como estratégia para a recomposição da aprendizagem

Autores

  • Adriana Pereira da Silva Centro de Excelência Senador Walter Franco Autor https://orcid.org/0000-0003-4090-5886
  • Márcia Beatriz Oliveira Reis Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Feira de Matemática, Recomposição da aprendizagem, Aprendizagem significativa, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho busca apresentar a experiência obtida a partir do desenvolvimento de uma Feira de Matemática como estratégia para recomposição de aprendizagens, cujo objetivo foi estimular os alunos a reconhecerem e aplicarem a matemática como uma ciência presente em seu dia a dia, capacitando-os a comunicar ideias matemáticas de forma precisa e argumentativa, utilizando linguagem oral e diferentes representações para estabelecer conexões interdisciplinares. A metodologia adotada envolveu estudo de caso, observação direta e aplicação de questionários. Os resultados indicam aumento do interesse dos alunos, fortalecimento da autonomia e conexão da matemática com a realidade cotidiana. O evento demonstrou impacto positivo no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Apesar de desafios na elaboração e apresentação e da baixa adesão aos formulários, a iniciativa se mostrou relevante para o ensino da matemática, servindo como referência para futuras edições.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SILVA, Adriana Pereira da; REIS, Márcia Beatriz Oliveira. Feira de Matemática como estratégia para a recomposição da aprendizagem. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/875.. Acesso em: 29 out. 2025.