Diálogos em aprendizagem na educação matemática
Palavras-chave:
Diálogo, Investigação, Aprendizagem, Educação MatemáticaResumo
O presente trabalho discute o papel do diálogo na aprendizagem em Educação Matemática, com base em perspectivas socioconstrutivistas. Trata-se de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica, onde argumentase que o diálogo, entendido como processo interativo e mediador, contribui para a construção do conhecimento matemático de maneira significativa, crítica e colaborativa. A partir das contribuições de autores como Vygotsky (1978), Bakhtin (2003), Helle Alro Ole Skovsmose (2011) e Paulo Freire (2021), examinam-se práticas pedagógicas dialógicas e suas implicações na investigação matemática, destacando as possibilidades promovidas pelo diálogo e os desafios enfrentados para sua efetiva inserção no contexto escolar. Conclui-se que o ensino dialógico representa um caminho promissor para a superação de práticas transmissivas e para o fortalecimento da autonomia e protagonismo dos estudantes.
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