Diálogos em aprendizagem na educação matemática

Autores

Palavras-chave:

Diálogo, Investigação, Aprendizagem, Educação Matemática

Resumo

O presente trabalho discute o papel do diálogo na aprendizagem em Educação Matemática, com base em perspectivas socioconstrutivistas. Trata-se de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica, onde argumentase que o diálogo, entendido como processo interativo e mediador, contribui para a construção do conhecimento matemático de maneira significativa, crítica e colaborativa. A partir das contribuições de autores como Vygotsky (1978), Bakhtin (2003), Helle Alro Ole Skovsmose (2011) e Paulo Freire (2021), examinam-se práticas pedagógicas dialógicas e suas implicações na investigação matemática, destacando as possibilidades promovidas pelo diálogo e os desafios enfrentados para sua efetiva inserção no contexto escolar. Conclui-se que o ensino dialógico representa um caminho promissor para a superação de práticas transmissivas e para o fortalecimento da autonomia e protagonismo dos estudantes.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, José Raimundo Carneiro. Diálogos em aprendizagem na educação matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/894.. Acesso em: 13 set. 2025.