Atenção Seletiva, Mecanismos Atencionais e Objetos Ostensivos e Não-Ostensivos no Ensino e Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre o que dizem as pesquisas atuais
Palavras-chave:
Atenção seletiva, Objetos ostensivos e não ostensivos, Mecanismos atencionais, Ensino e aprendizagem de matemáticaResumo
O objetivo deste trabalho é investigar o que as pesquisas atuais apresentam sobre atenção seletiva, mecanismos atencionais e o uso de objetos ostensivos e não ostensivos no ensino e aprendizagem da matemática. Para isso, realizamos um levantamento no banco de Teses e Dissertações da CAPES, dos últimos dez anos. O interesse nesse tema surge, pois consideramos a relevância da atenção no processo de aprendizagem, destaca-se a necessidade de estratégias que estimulem o interesse dos alunos, tornando os conteúdos mais significativos. O professor, como mediador do conhecimento, desempenha um papel fundamental na escolha de metodologias que favorecem a construção do saber matemático. A metodologia da pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico. Com base na análise realizada, os resultados apontam uma escassez de pesquisas sobre o tema nos últimos 10 anos. Diante disso, reforça-se a importância de mais pesquisas na área, atualizando as práticas pedagógicas e potencializando a aprendizagem.
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