Atenção Seletiva, Mecanismos Atencionais e Objetos Ostensivos e Não-Ostensivos no Ensino e Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre o que dizem as pesquisas atuais

Autores

Palavras-chave:

Atenção seletiva, Objetos ostensivos e não ostensivos, Mecanismos atencionais, Ensino e aprendizagem de matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar o que as pesquisas atuais apresentam sobre atenção seletiva, mecanismos atencionais e o uso de objetos ostensivos e não ostensivos no ensino e aprendizagem da matemática. Para isso, realizamos um levantamento no banco de Teses e Dissertações da CAPES, dos últimos dez anos. O interesse nesse tema surge, pois consideramos a relevância da atenção no processo de aprendizagem, destaca-se a necessidade de estratégias que estimulem o interesse dos alunos, tornando os conteúdos mais significativos. O professor, como mediador do conhecimento, desempenha um papel fundamental na escolha de metodologias que favorecem a construção do saber matemático. A metodologia da pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico. Com base na análise realizada, os resultados apontam uma escassez de pesquisas sobre o tema nos últimos 10 anos. Diante disso, reforça-se a importância de mais pesquisas na área, atualizando as práticas pedagógicas e potencializando a aprendizagem.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

JESUS, Mariana Ferreira de; OLIVEIRA, Eliane Santana de Souza Oliveira. Atenção Seletiva, Mecanismos Atencionais e Objetos Ostensivos e Não-Ostensivos no Ensino e Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre o que dizem as pesquisas atuais. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/897.. Acesso em: 29 out. 2025.