Contribuições da teoria dos campos conceituais na aprendizagem lúdica e letrada dos conceitos de multiplicação
Palavras-chave:
Multiplicação, Teoria dos Campos Conceituais, Ludicidade, Letramento Matemático, ExtensãoResumo
A multiplicação, geralmente, é associada a memorização da tabuada e a utilização do algoritmo. Além disso, geralmente o seu conceito está apenas associado a soma de parcelas iguais. Nesta vertente, objetivamos analisar as potencialidades do minicurso “(Re)significando os conceitos de multiplicação: para além da soma de parcelas iguais” para a aprendizagem dos conceitos de multiplicação a partir de viés lúdico e do letramento matemático. O referido minicurso fez parte da programação do 12º evento do Projeto de extensão “Matemática é Show”. As atividades deste minicurso foram planejadas de maneira a trabalhar os conceitos de multiplicação, com aporte na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), para uma aprendizagem lúdica, diversificada e crítica. Para além da explanação teórica, trabalhamos com jogos on-line, análise e resolução de situações- problema, leitura e discussão de um paradidático. Os/As participantes interagiram, sanaram suas dúvidas e demonstraram satisfação com a realização das atividades. Portanto, inferimos a partir das atividades desenvolvidas e da avaliação que o minicurso cumpriu com o seu objetivo, possibilitando aos/as participantes compreenderem a importância de trabalhar os conteúdos a partir de um campo conceitual, em especial, o de multiplicação, principalmente, para superar o reducionismo conceitual e perceber que a multiplicação não é somente soma de parcelas iguais. Além disso, destacamos que a utilização de atividades diversificadas demonstrou potencialidades didáticas que contribuíram positivamente para a aprendizagem, bem como que é possível tornar a sala de aula, um espaço de construção do conhecimento de maneira prazerosa e dinâmica.
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