Contribuições da teoria dos campos conceituais na aprendizagem lúdica e letrada dos conceitos de multiplicação

Autores

  • Rafael Florencio de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Daniela Batista Santos Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Multiplicação, Teoria dos Campos Conceituais, Ludicidade, Letramento Matemático, Extensão

Resumo

A multiplicação, geralmente, é associada a memorização da tabuada e a utilização do algoritmo. Além disso, geralmente o seu conceito está apenas associado a soma de parcelas iguais. Nesta vertente, objetivamos analisar as potencialidades do minicurso “(Re)significando os conceitos de multiplicação: para além da soma de parcelas iguais” para a aprendizagem dos conceitos de multiplicação a partir de viés lúdico e do letramento matemático. O referido minicurso fez parte da programação do 12º evento do Projeto de extensão “Matemática é Show”. As atividades deste minicurso foram planejadas de maneira a trabalhar os conceitos de multiplicação, com aporte na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), para uma aprendizagem lúdica, diversificada e crítica. Para além da explanação teórica, trabalhamos com jogos on-line, análise e resolução de situações- problema, leitura e discussão de um paradidático. Os/As participantes interagiram, sanaram suas dúvidas e demonstraram satisfação com a realização das atividades. Portanto, inferimos a partir das atividades desenvolvidas e da avaliação que o minicurso cumpriu com o seu objetivo, possibilitando aos/as participantes compreenderem a importância de trabalhar os conteúdos a partir de um campo conceitual, em especial, o de multiplicação, principalmente, para superar o reducionismo conceitual e perceber que a multiplicação não é somente soma de parcelas iguais. Além disso, destacamos que a utilização de atividades diversificadas demonstrou potencialidades didáticas que contribuíram positivamente para a aprendizagem, bem como que é possível tornar a sala de aula, um espaço de construção do conhecimento de maneira prazerosa e dinâmica.

Referências

LFREDO, Jocielle Sousa de. O Letramento Matemático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Monografia (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

GITIRANA, Verônica; CAMPOS, Tânia; MAGINA, Sandra; SPINILLO, Alina.

Repensando multiplicação e divisão: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais.

ed. São Paulo: PROEM, 2014.

LUVISON, Cidinéia da Costa; GRANDO, Regina Célia. Leitura e Escrita nas Aulas de Matemática: Jogos e gêneros textuais. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2018.

MERLINI, Vera Lucia; MAGINA, Sandra; SANTOS, Aparecido. Estrutura Multiplicativa: um estudo comparativo entre o que a professora elabora e o desempenho dos estudantes. In: Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, 7., Anais [...] 2013, Uruguai.

OLIVEIRA, Rafael Florencio de. Contribuições da Teoria dos Campos Conceituais para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. 2022. 173 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade do Estado da Bahia, 2022. Disponível em: http://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/3590. Acesso em: 15 maio 2023.

SANTOS, Aparecido dos. Formação de professores e as estruturas multiplicativas: reflexões teóricas e práticas. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2015.

SILVA, Luciano Martins da. Ludicidade e Matemática: um novo olhar para aprendizagem. In: Psicologia e Saberes, v. 4, n. 5, p. 10-22, 2015. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/726#:~:text=LUDICID ADE%20E%20MATEM%C3%81TICA%3A%20UM%20NOVO%20OLHAR%20PA RA%20APRENDIZAGEM,-

Luciano%20Martins%20da&text=Para%20alguns%20estudiosos%20no%20assunto,pre fer%C3%AAncias%2C%20na%20manipula%C3%A7%C3%A3o%20dos%20objetos. Acesso em: 14 abr. 2023.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. 3. ed. 6. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Récherches em Didactique des Mathematiques, Paris, v. 23, n. 10, 1990.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Rafael Florencio de; SANTOS, Daniela Batista. Contribuições da teoria dos campos conceituais na aprendizagem lúdica e letrada dos conceitos de multiplicação. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/90.. Acesso em: 18 fev. 2025.