Desenvolvimento do pensamento geométrico e exploração de materiais manipuláveis: entendendo e expandido conhecimento
Keywords:
Pensamento Geométrico, Materiais Manipuláveis, Ensino de GeometriaAbstract
Este artigo é fruto de leituras e discussões realizadas no componente curricular Pensamento Matemático, cursado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática na UEFS. Durante essa disciplina, exploraram-se diversos temas, com destaque para o pensamento geométrico e teoria de Van Hiele. A ideia desse estudo é apresentar uma breve análise documental sobre esta teoria no desenvolvimento do pensamento geométrico, além de discutir a utilização de materiais manipuláveis no ensino de Geometria. Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento geométrico com o apoio de materiais manipuláveis, destacando como a teoria de Van Hiele oferece subsídios para esse processo. Os dados foram coletados a partir da análise de artigos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) entre 2016 e 2022, por se tratar dos anos mais recentes. A análise crítica da literatura realizada neste estudo ampliou nossa compreensão sobre os tópicos abordados.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.