Desenvolvimento do pensamento geométrico e exploração de materiais manipuláveis: entendendo e expandido conhecimento

Authors

Keywords:

Pensamento Geométrico, Materiais Manipuláveis, Ensino de Geometria

Abstract

Este artigo é fruto de leituras e discussões realizadas no componente curricular Pensamento Matemático, cursado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática na UEFS. Durante essa disciplina, exploraram-se diversos temas, com destaque para o pensamento geométrico e teoria de Van Hiele. A ideia desse estudo é apresentar uma breve análise documental sobre esta teoria no desenvolvimento do pensamento geométrico, além de discutir a utilização de materiais manipuláveis no ensino de Geometria. Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento geométrico com o apoio de materiais manipuláveis, destacando como a teoria de Van Hiele oferece subsídios para esse processo. Os dados foram coletados a partir da análise de artigos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) entre 2016 e 2022, por se tratar dos anos mais recentes. A análise crítica da literatura realizada neste estudo ampliou nossa compreensão sobre os tópicos abordados. 

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

SOARES, Jeane de Jesus. Desenvolvimento do pensamento geométrico e exploração de materiais manipuláveis: entendendo e expandido conhecimento. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/900.. Acesso em: 13 sep. 2025.