Análise dos Fatores Determinantes Para a Melhoria do IDEB nas Escolas de Ensino Médio: Um Estudo de Caso Focado no Ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Matemática, Avaliações Externas, Práticas Pedagógicas, Análise de Desempenho

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que visa analisar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática em turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Montes Claros - MG. A justificativa reside na necessidade de compreender as práticas pedagógicas e sua influência no desempenho dos alunos do ensino médio. Essa motivação surge dos resultados satisfatórios obtidos pela escola nas avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB de 2017 a 2023, que permitem identificar metodologias de ensino bem-sucedidas e estratégias de gestão escolar. Como objetivos específicos busca identificar as lacunas no ensino e aprendizado da Matemática, verificar as estratégias de intervenção que têm contribuído para mitigar as dificuldades de aprendizagem em Matemática. A coleta de dados se dá por meio da análise historiográfica da escola, coleta de dados quantitativos e qualitativos do SAEB e entrevistas com professores. Os resultados parciais dos estudos realizados apontam que embora a escola tenha apresentado crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB e desempenho superior aos indicadores estaduais e nacionais, houve queda na proficiência em Matemática, exigindo intervenções pedagógicas específicas.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

FERREIRA, Emanoel Lopes; LOPES, Lailson dos Reis Pereira. Análise dos Fatores Determinantes Para a Melhoria do IDEB nas Escolas de Ensino Médio: Um Estudo de Caso Focado no Ensino de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–14, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/903.. Acesso em: 13 set. 2025.