Dobrar, desdobrar e construir conceitos: potencialidades do origami para aprender geometria
Palavras-chave:
origami, geometria, formação docente, extensão, lúdicoResumo
Contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática numa concepção lúdica, diferenciada e criativa tem sido o cerne do Projeto de Extensão “Matemática é Show”. Para isso, desenvolvemos atividades com potencial lúdico como: jogos, desafios, apresentações teatrais, dentre outros. Objetivamos socializar a experiência do minicurso “Dobrando e desdobrando ideias matemáticas com origami” analisando as suas potencialidades pedagógicas para a aprendizagem de conceitos geométricos numa perspectiva lúdica. O minicurso foi uma atividade do 12º evento do “Matemática é Show”, no qual abordamos teoricamente sobre a formação lúdica, a origem, história e potencialidades do Origami e exploramos os conceitos geométricos durante as construções das dobraduras. No processo das dobras, fazíamos questionamentos acerca dos conceitos geométricos, deixando-os participarem e evidenciarem os seus conhecimentos. Ao final do minicurso, solicitamos que resolvessem duas questões envolvendo os conceitos trabalhados. Durante o minicurso foi visível a empolgação do/as participantes, perguntando e pedindo que explicássemos novamente a cada comando. Podemos inferir que as atividades foram promissoras e superaram as nossas expectativas quanto à interação dos/as participantes e aos comentários positivos sobre o minicurso. Portanto, advogamos que desenvolver atividades com potencial lúdico, como o Origami, poderá colaborar na aprendizagem dos conteúdos e de minimizar a percepção negativa que os estudantes apresentam acerca da Matemática, em especial, sobre geometria.
Referências
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