Medidas de tendência central no 8° ano do ensino fundamental: uma análise do PNLD 2024

Autores

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Medidas de tendência central, Tarefas matemáticas

Resumo

Este estudo investigou de que maneira os livros didáticos de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental, aprovados no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2024, abordam o conteúdo de medidas de tendência central, com foco na análise da diversidade e da contextualização das tarefas propostas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza documental, com base na categorização de tarefas matemáticas. Os resultados indicaram uma predominância de tarefas do tipo exercício, com baixa incidência de tarefas exploratórias e investigativas, o que pode limitar a autonomia do estudante na construção de conceitos matemáticos e no desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que os livros analisados apresentam especificidades na seleção das tarefas, o que reforça a necessidade de maior diversidade, visando a uma aprendizagem mais integradora. Durante a análise, observou-se ainda a necessidade de inclusão de uma nova categoria, denominada “tarefa híbrida”, que combina elementos de diferentes tipos já existentes.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, Lívia Dourado Rodrigues; FERREIRA, Joubert Lima. Medidas de tendência central no 8° ano do ensino fundamental: uma análise do PNLD 2024. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–14, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/914.. Acesso em: 13 set. 2025.