Desenvolvendo a visualização geométrica por meio das vistas do cubo

Autores

  • Anna Cecilia Perônio Bacelar dos Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Maridete Brito Cunha Ferreira Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Vistas, Cubos, Materiais concretos, Geometria

Resumo

Esse relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas na elaboração e aplicação de uma oficina sobre vistas de figuras espaciais, utilizando materiais concretos, para alunos do 8° ano de uma escola pública. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do componente Prática de Geometria Espacial, em que o foco foi o desenvolvimento da visualização geométrica. Para a elaboração da oficina nos fundamentamos nos trabalhos de Gutierrez (1991) e Gutierrez (1997) para a compreensão do processo de visualização em matemática. Na condição de licenciandos do 4º semestre de Matemática, pudemos perceber a importância do uso de materiais concretos visando despertar o interesse dos estudantes e do potencial de se trabalhar atividades sobre vistas de sólidos geométricos para o desenvolvimento da habilidade de visualização. Diante disso, a manipulação desses objetos pode gerar mais conhecimentos tanto para os alunos que participaram da oficina como para os licenciandos, trazendo uma troca de aprendizados essenciais para ambos.

Referências

GUTIERREZ, ANGEL: Visualization in 3-Dimensional Geometry: In Search of a Framework. “Institución Valenciana de Estudios e Investigación” (1989-91), the University of Valencia (1992-93), and the DGICYT (project PB93-0706, 1994-97).

GUTIERREZ, ANGEL: PROCESOS Y HABILIDADES EN VISUALIZACION

ESPACIAL. Memorias del 3er Congreso Internac. sobre Investig. en Educ. Mat. (Valencia, 1991).

LORENZATO, Sérgio Aparecido. Porque não Ensinar Geometria?. A Educação Matemática em Revista, Blumenau , v. 1, n. 4, p. 1-13, 1995. Disponível em: https://professoresdematematica.com.br/wa_files/0_20POR_20QUE_20NAO_20ENSINA R_20GEOMETRIA.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.

NCTM: Isometric Drawing Tool. Isometric Drawing Too. Disponível em:

<https://www.nctm.org/tools/mathresources/NCTM_IsoDrawing.html>. Acesso em: 26/10/2022.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e consequências. Revista Zetetiké, ano 1, vol. 1, UNICAMP, Campinas, 1993, p. 7-17

SANTOS, Cleane Aparecida; NACARATO, Adair Mendes. Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Anna Cecilia Perônio Bacelar dos; FERREIRA, Maridete Brito Cunha. Desenvolvendo a visualização geométrica por meio das vistas do cubo. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–8, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/92.. Acesso em: 11 fev. 2025.