Ensino de divisão utilizando uma proposta com o material dourado: reflexões no estágio supervisionado

Autores

Palavras-chave:

Experiências, Estágio supervisionado, Ensino de Matemática, Material manipulável

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo refletir sobre a aplicação de uma proposta para o ensino de divisão com o material dourado em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no interior da Bahia, durante o componente de Estágio Supervisionado II. No que tange a construção da proposta, destaca-se que foi elaborada de maneira a atender ao conteúdo matemático, mas também dialogar com os alunos, visando motivar e manter a atenção deles. Sobre os resultados da aplicação, vale ressaltar que alguns obstáculos foram encontrados, como a diferença no processo de aprendizagem dos alunos, o aumento de conversas paralelas e a visão do material como uma espécie de brinquedo. Nesse sentido, se faz necessário que o professor reflita sobre como dar andamento a aplicação da proposta mediante as dificuldades encontradas na tentativa de superá-las. Mesmo diante disso, destaca-se que foi possível verificar avanços referentes ao conceito da operação de divisão, concluindo que a utilização do material dourado no ensino desse conteúdo é importante e pode amenizar as dificuldades dos alunos.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Paloma Andrade dos; SANTOS, Lorena D’ultra dos; SILVA, Lilian Aragão da. Ensino de divisão utilizando uma proposta com o material dourado: reflexões no estágio supervisionado. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/927.. Acesso em: 29 out. 2025.