Ensino de divisão utilizando uma proposta com o material dourado: reflexões no estágio supervisionado
Palavras-chave:
Experiências, Estágio supervisionado, Ensino de Matemática, Material manipulávelResumo
Este relato de experiência tem por objetivo refletir sobre a aplicação de uma proposta para o ensino de divisão com o material dourado em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no interior da Bahia, durante o componente de Estágio Supervisionado II. No que tange a construção da proposta, destaca-se que foi elaborada de maneira a atender ao conteúdo matemático, mas também dialogar com os alunos, visando motivar e manter a atenção deles. Sobre os resultados da aplicação, vale ressaltar que alguns obstáculos foram encontrados, como a diferença no processo de aprendizagem dos alunos, o aumento de conversas paralelas e a visão do material como uma espécie de brinquedo. Nesse sentido, se faz necessário que o professor reflita sobre como dar andamento a aplicação da proposta mediante as dificuldades encontradas na tentativa de superá-las. Mesmo diante disso, destaca-se que foi possível verificar avanços referentes ao conceito da operação de divisão, concluindo que a utilização do material dourado no ensino desse conteúdo é importante e pode amenizar as dificuldades dos alunos.
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