Desafios e Aprendizados durante o Estágio Supervisionado: Minha Experiência no Centro Juvenil

Autores

Palavras-chave:

Identidade Profissional, Estágio Supervisionado, Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Planejamento

Resumo

Está escrita tem como objetivo refletir e relatar sobre a minha experiência como futura professora de matemática, durante o meu primeiro estágio, bem como trazer as provocações de se lidar com o ensino não convencional, buscando produzir reflexões críticas sobre a minha própria prática. Como aportes teóricos, dialogamos com o campo de estágio supervisionado e os seus elos com a identidade profissional na formação de professoras (es) de matemática, com vistas para o ensino não convencional. O estágio foi realizado no PL 2024.2, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista. Descrevemos os desafios em integrar matemática e astronomia na oficina “No mundo da Lua”. Como resultados, durante a regência, destacamos a importância da interdisciplinaridade, do planejamento pedagógico e do uso de estratégias didático-pedagógicas criativas, para facilitar a aprendizagem. A experiência reforçou a relevância da relação entre estagiárias, professor regente e professora orientadora, ampliou também a visão sobre o ensinar e evidenciou a necessidade de adaptação às diferentes realidades educacionais.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Daniele Bomfim; FARIAS, Gerson dos Santos. Desafios e Aprendizados durante o Estágio Supervisionado: Minha Experiência no Centro Juvenil. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/928.. Acesso em: 29 out. 2025.