Desafios e Aprendizados durante o Estágio Supervisionado: Minha Experiência no Centro Juvenil
Palavras-chave:
Identidade Profissional, Estágio Supervisionado, Interdisciplinaridade, Formação de Professores, PlanejamentoResumo
Está escrita tem como objetivo refletir e relatar sobre a minha experiência como futura professora de matemática, durante o meu primeiro estágio, bem como trazer as provocações de se lidar com o ensino não convencional, buscando produzir reflexões críticas sobre a minha própria prática. Como aportes teóricos, dialogamos com o campo de estágio supervisionado e os seus elos com a identidade profissional na formação de professoras (es) de matemática, com vistas para o ensino não convencional. O estágio foi realizado no PL 2024.2, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista. Descrevemos os desafios em integrar matemática e astronomia na oficina “No mundo da Lua”. Como resultados, durante a regência, destacamos a importância da interdisciplinaridade, do planejamento pedagógico e do uso de estratégias didático-pedagógicas criativas, para facilitar a aprendizagem. A experiência reforçou a relevância da relação entre estagiárias, professor regente e professora orientadora, ampliou também a visão sobre o ensinar e evidenciou a necessidade de adaptação às diferentes realidades educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.