A Extensão Universitária como espaço para a constituição de Conhecimentos sobre Educação Matemática

Autores

Palavras-chave:

Extensão universitária, Conhecimentos, Educação Matemática, Formação do Professor, Ação colaborativa

Resumo

As ações de ensino, pesquisa e extensão na universidade acompanham as constantes mudanças na sociedade. Nessa dinâmica de superação de crises e busca de transformações, as políticas que norteiam a ação universitária adotam constantemente novas perspectivas filosóficas e epistemológicas e redefinem alguns de seus objetivos. Como exemplo, pode-se citar a Política Nacional de Extensão Universitária que, nesse cenário de mudanças necessárias à adaptação às demandas sociais contemporâneas se apresenta como um caminho para reafirmar e promover a aproximação entre a academia e a comunidade. Essa política visa orientar a atuação extensionista das universidades brasileiras, de modo a consolidar a importância da extensão como um elemento indissociável do ensino e da pesquisa, valorizando a troca de conhecimentos e a participação da comunidade na vida universitária. Destacam-se os principais pontos dessa política: Interação Dialógica; Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão; Impacto na Formação do Estudante; Impacto e Transformação Social; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade. Dentre os objetivos, estão: fortalecer a atuação da extensão como um componente essencial da missão da universidade pública; promover a democratização do conhecimento e a participação da comunidade na vida universitária; contribuir para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social; produzir conhecimento relevante para a sociedade e promover o desenvolvimento sustentável; valorizar a cultura local e a diversidade cultural. Em experiências de extensão universitária na Universidade Federal do Oeste da Bahia, envolvendo estudantes da Licenciatura em Matemática, vivenciou-se a produção de conhecimentos essenciais ao entendimento da área de Educação Matemática como uma área de investigação, produção e análise de práticas referentes à formação cidadã. A aproximação entre a Universidade e a comunidade local, por meio de ações extensionistas, proporcionou aos licenciandos romper as barreiras entre os conhecimentos teóricos, acessados na academia, e os conhecimentos mobilizados em diferentes contextos. Os projetos de extensão realizados por meio de ações colaborativas entre professores formadores e os licenciandos têm se configurado como um espaço de validação de saberes necessários à formação do futuro professor. Nesta palestra serão destacados os principais projetos de extensão executados entre 2022 e 2025, e realizados por discentes do curso de Licenciatura em Matemática da UFOB. Nesses projetos foram explorados a relação entre a matemática e a literatura por meio do estudo e resolução de problemas através das obras Planolândia, Alice no País das Maravilhas e O homem que calculava, a matemática e a dança no Projeto MathDance, a identificação e exploração da geometria do cerrado, os jogos educacionais e a dramatização, e a resolução de desafios matemáticos através da vivência do Role Playing Game.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Conferência

Como Citar

NASCIMENTO, Ana Maria Porto. A Extensão Universitária como espaço para a constituição de Conhecimentos sobre Educação Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–1, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/937.. Acesso em: 13 set. 2025.