Revisitando a função do 1° grau por meio da Trilha das Funções
Palavras-chave:
Função Afim, Jogo de Tabuleiro, TrilhaResumo
Este trabalho tem como objetivo trazer a experiência vivenciada na Residência Pedagógica da aplicação de um jogo chamado Trilha das Funções, com estudantes do curso técnico médio integrado, realizado na Exposição Interativa de Jogos Matemáticos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Salvador. A escolha do jogo partiu da necessidade de revisitar os conceitos estudados que envolvem a Função Afim na educação básica. Para isso, a proposta teve como base contribuições trazidas por Santos, que entende que o jogo reforça a aprendizagem dos conceitos matemáticos, e Lara, que define o jogo de treinamento como basilar para a construção do pensamento e do aprofundamento que envolve a aplicação de conceitos em situações-problema. Assim, pôde-se perceber que o jogo chamou a atenção dos transeuntes pela estética do tabuleiro, e também pelo fato de rememorar o conteúdo matemático em questão.
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