Revisitando a função do 1° grau por meio da Trilha das Funções

Autores

  • Tairine Alberta de Souza Instituto Federal da Bahia Autor
  • Patricia Cristiane Santana dos Santos Instituto Federal da Bahia Autor
  • Simone Maria Ferreira dos Santos Instituto Central de Educação Isaías Alves Autor
  • Daniela Santa Inês Cunha Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Função Afim, Jogo de Tabuleiro, Trilha

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer a experiência vivenciada na Residência Pedagógica da aplicação de um jogo chamado Trilha das Funções, com estudantes do curso técnico médio integrado, realizado na Exposição Interativa de Jogos Matemáticos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Salvador. A escolha do jogo partiu da necessidade de revisitar os conceitos estudados que envolvem a Função Afim na educação básica. Para isso, a proposta teve como base contribuições trazidas por Santos, que entende que o jogo reforça a aprendizagem dos conceitos matemáticos, e Lara, que define o jogo de treinamento como basilar para a construção do pensamento e do aprofundamento que envolve a aplicação de conceitos em situações-problema. Assim, pôde-se perceber que o jogo chamou a atenção dos transeuntes pela estética do tabuleiro, e também pelo fato de rememorar o conteúdo matemático em questão.

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SOUZA, Tairine Alberta de; SANTOS, Patricia Cristiane Santana dos; SANTOS, Simone Maria Ferreira dos; CUNHA, Daniela Santa Inês. Revisitando a função do 1° grau por meio da Trilha das Funções. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/94.. Acesso em: 18 fev. 2025.