Questões Sociocientíficas (QSC): Uma proposta de ensino e aprendizagem de matemática

Autores

  • Amanda dos Santos Santiago Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Eliane Santana de Souza Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana Autor https://orcid.org/0000-0003-3981-1620

Palavras-chave:

Matemática, Questões Sociocientíficas, Interdisciplinar, Educação, Criticidade

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) em desenvolvimento na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que tem como título: Questões Sociocientíficas (QSC) na formação inicial de professores: uma proposta interdisciplinar baseada na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para o ensino e a aprendizagem de matemática, e tem por objetivo apresentar uma proposta interdisciplinar para o ensino e aprendizagem de matemática. Dessa forma, com o intuito de desenvolver essa discussão apresentamos como deve ser um currículo baseado em QSC, como deve ser estruturada e a sua relevância para o ensino. Sendo assim, esperamos que essa proposta contribua na compreensão de que a abordagem de ensino baseada em QSC possibilita uma educação científica interdisciplinar, contextualizada e capaz de mobilizar diferentes atitudes.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTIAGO, Amanda dos Santos; OLIVEIRA, Eliane Santana de Souza. Questões Sociocientíficas (QSC): Uma proposta de ensino e aprendizagem de matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/947.. Acesso em: 13 set. 2025.