Narrativas de um estágio curricular supervisionado em Matemática: o olhar sobre as relações interpessoais entre estagiários e discentes em uma turma do Ensino Médio

Autores

  • Carlos Henrique da Silva Soares Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Lúcio dos Santos Roza Universidade Estadual de Feira de Santana Autor
  • Wedeson Oliveira Costa Universidade Estadual de Feira de Santana Autor

Palavras-chave:

Afetividade, Estágio Curricular Supervisionado, Relações Interpessoais, Ensino de Matemática

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as relações interpessoais entre estagiários e discentes a partir das experiências do componente de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática IV do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Feira de Santana com a regência em uma turma do Ensino Médio. Este relato se enquadra ao método qualitativo, tendo em vista as análises que partem de reflexões subjetivas sobre as relações interpessoais extraídas das narrativas de experiências vivenciadas em sala de aula. Diante disso, a partir das análises das narrativas produzidas durante o estágio observamos que com o ensino voltado a afetividade os estudantes passaram a ter mais confiança consigo e nas propostas apresentadas em sala, as avaliações se tornaram mais participativas e menos tensionadas, e as práticas pedagógicas passaram a ser mais humanas e dialógicas na relação professor-estudantes, ampliando as práticas colaborativas e cooperativas em sala de aula. Assim, as relações interpessoais de afetividade em sala de aula permitiram estudantes se sentirem importantes dentro do processo de ensino e essas relações puderam auxiliar na aprendizagem da matemática.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

LIMA, Tereza Cristina Bastos Silva. A importância da afetividade no ensino da matemática: ensinar e aprender além dos conteúdos. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45860>. Acesso em: 29 abr. 2023

LOPES, A. R. L. V.; PAIVA, M. A. V.; PEREIRA, P. S.; POZEBON, S.; CEDRO, W. L.

Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 75–93, 2017.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da educação, São Paulo, n. 20, p. 11-30, jun. 2005 . Disponível em: https://l1nq.com/r1t8g.Acesso em: 29 abr. 2023.

MENEGHETTI, A. Nota sobre "afetividade" Manual de Ontopsicologia. 3 ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2004. ISBN 85-88381-12-5

NASCIMENTO, Gabriel Nery. Narrativas de um estagiário: o estágio como espaço de reflexão sobre a docência. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51506. Acesso em: 25 mar. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Campinas: Cortez, 2002.

SILVA, R. S. A Importância da Afetividade no Ensino de Ciências e Matemática. RECIMA21

- Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 5, p. e351448, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i5.1448. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1448. Acesso em: 29 abr. 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SOARES, Carlos Henrique da Silva; ROZA, Lúcio dos Santos; COSTA, Wedeson Oliveira. Narrativas de um estágio curricular supervisionado em Matemática: o olhar sobre as relações interpessoais entre estagiários e discentes em uma turma do Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/95.. Acesso em: 18 fev. 2025.