Narrativas de um estágio curricular supervisionado em Matemática: o olhar sobre as relações interpessoais entre estagiários e discentes em uma turma do Ensino Médio
Palavras-chave:
Afetividade, Estágio Curricular Supervisionado, Relações Interpessoais, Ensino de MatemáticaResumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre as relações interpessoais entre estagiários e discentes a partir das experiências do componente de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática IV do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Feira de Santana com a regência em uma turma do Ensino Médio. Este relato se enquadra ao método qualitativo, tendo em vista as análises que partem de reflexões subjetivas sobre as relações interpessoais extraídas das narrativas de experiências vivenciadas em sala de aula. Diante disso, a partir das análises das narrativas produzidas durante o estágio observamos que com o ensino voltado a afetividade os estudantes passaram a ter mais confiança consigo e nas propostas apresentadas em sala, as avaliações se tornaram mais participativas e menos tensionadas, e as práticas pedagógicas passaram a ser mais humanas e dialógicas na relação professor-estudantes, ampliando as práticas colaborativas e cooperativas em sala de aula. Assim, as relações interpessoais de afetividade em sala de aula permitiram estudantes se sentirem importantes dentro do processo de ensino e essas relações puderam auxiliar na aprendizagem da matemática.
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