Canção Matemática: novo registro de representação semiótica

Autores

Palavras-chave:

Canção matemática, Representação semiótica, Ensino fundamental

Resumo

A comunicação busca socializar resultado parcial de uma pesquisa em nível de doutoramento cujo objetivo geral foi compreender como as canções matemáticas podem contribuir para a representação semiótica de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental, tendo como objetivos específicos, identificar quais os tipos dessas canções que podem contribuir para a representação semiótica de conceitos matemáticos e compreender como os elementos linguísticos e musicais da canção matemática podem interferir na representação semiótica de conceitos matemáticos. A escolha metodológica foi pela etnopesquisa-formação, na qual utilizou-se grupos dialógico-cancionais para a colheita de informações, contando com doze estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular. Neste trabalho a atenção recairá em um dos resultados da investigação: a canção matemática enquanto um tipo de registro de representação semiótica. 

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. Canção Matemática: novo registro de representação semiótica. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/953.. Acesso em: 29 out. 2025.