Diversidade e educação matemática: a IA como ferramenta de inclusão educacional
Palavras-chave:
Educação Matemática, Inclusão Educacional, Neurodiversidade, Inteligência Artificial, Tecnologia AssistivaResumo
Este ensaio defende que a Inteligência Artificial (IA), apesar dos riscos e desafios inerentes, pode constituir uma ferramenta valiosa para promover a inclusão educacional de estudantes neurodivergentes no âmbito da Educação Matemática. Argumentamos que a IA, ao oferecer suportes adaptativos e funcionais customizáveis, tem o potencial de mitigar barreiras específicas de aprendizagem, comunicação e participação, atuando como recurso complementar às práticas pedagógicas inclusivas. Exploramos teoricamente este potencial, articulando literatura recente sobre IA na educação e inclusão com reflexões críticas originadas na prática docente no acompanhamento a estudantes neurodivergentes, sob a perspectiva metodológica da investigação da própria prática. Analisamos as potencialidades da IA como suporte funcional e ferramenta de empoderamento, as barreiras à sua adoção (resistências culturais, questão da autoria, representações sociais) e discutimos limites, riscos e implicações para uma Educação Matemática mais inclusiva e para a cultura escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.