Diversidade e educação matemática: a IA como ferramenta de inclusão educacional

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Inclusão Educacional, Neurodiversidade, Inteligência Artificial, Tecnologia Assistiva

Resumo

Este ensaio defende que a Inteligência Artificial (IA), apesar dos riscos e desafios inerentes, pode constituir uma ferramenta valiosa para promover a inclusão educacional de estudantes neurodivergentes no âmbito da Educação Matemática. Argumentamos que a IA, ao oferecer suportes adaptativos e funcionais customizáveis, tem o potencial de mitigar barreiras específicas de aprendizagem, comunicação e participação, atuando como recurso complementar às práticas pedagógicas inclusivas. Exploramos teoricamente este potencial, articulando literatura recente sobre IA na educação e inclusão com reflexões críticas originadas na prática docente no acompanhamento a estudantes neurodivergentes, sob a perspectiva metodológica da investigação da própria prática. Analisamos as potencialidades da IA como suporte funcional e ferramenta de empoderamento, as barreiras à sua adoção (resistências culturais, questão da autoria, representações sociais) e discutimos limites, riscos e implicações para uma Educação Matemática mais inclusiva e para a cultura escolar.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SILVA, Flávio de Ligório. Diversidade e educação matemática: a IA como ferramenta de inclusão educacional. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/956.. Acesso em: 29 out. 2025.