Potencialidades dos jogos de operações para aprendizagem de conceitos matemáticos

Autores

  • Aguinaldo Souza de Jesus Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Daniela Batista Santos Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Renata Santos de Jesus Universidade do Estado da Bahia Autor
  • Kelvin Farias Santos Universidade do Estado da Bahia Autor

Palavras-chave:

Jogos matemáticos, Ludicidade, Operações fundamentais

Resumo

A experiência vivenciada na Educação Básica tem mostrado que muitos estudantes apresentam aversão à Matemática. Este sentimento negativo, em geral, dificulta a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos e, muitas vezes, está relacionado às metodologias utilizadas em sala de aula. Para amenizar e/ou superar esses empecilhos, destacamos a importância de diversificar as práticas metodológicas, em especial, defendemos as atividades com potencial lúdico. Neste sentido, o Projeto de extensão “Matemática é Show” trabalha com jogos e desafios que oportunizem uma prática diferenciada e lúdica. Assim, objetivamos socializar as potencialidades dos jogos de operações para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Para isso, apresentamos neste trabalho a experiência com a aplicação dos jogos “Trilha das Expressões”, “Dominó das Operações” e “Corrida Show”, que foram pesquisados, discutidos e confeccionados durante as reuniões do Projeto. Estes jogos foram apresentados no evento do “Matemática é Show”, numa praça pública da cidade de Alagoinhas–BA para estudantes, professores e comunidade. Podemos inferir que esta experiência foi singular para a formação docente, pois o Projeto vem contribuindo para que os monitores sejam futuros professores preocupados em suprir lacunas apresentadas pelos seus alunos e que estes vejam a Matemática como uma disciplina divertida e factível de ser aprendida. Além disso, oportunizou trabalhar com o conhecimento matemático de forma divertida, principalmente com os conteúdos: as quatro operações fundamentais da aritmética, expressões numéricas e algébricas e com o cálculo mental e o raciocínio lógico. A maioria dos participantes gostou e se envolveu na participação dos jogos, mesmo demonstrando dificuldades conceituais com os referidos conteúdos.

Referências

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.

FIDELIS, J. F; et al. O uso dos jogos nas aulas de matemática. CONEDU, Anais [...], 7, Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69183. Acesso em: 21 abr. 2023.

BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação (org.). Cadernos do EdMat Ensino Fundamental Volume 1: jogando com a matemática. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Educação, 2008. 112 p. 1 v. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/70146626/cad-ed-mat-v-1- jogando-com-mat-versao-intranet. Acesso em: 10 jun. 2019.

LARA, I. C. M. O jogo como estratégia de ensino de 5ª a 8ª série. Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM, v. 8, 2004.

LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista entre ideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.

SILVA, C. A. S; SCHNEIDER, C. E. C.Os Jogos Contribuindo para Formação: Educação e Valores no Ensino Médio. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE Produções Didático-Pedagógicas. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em: 02 maio 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

JESUS, Aguinaldo Souza de; SANTOS, Daniela Batista; JESUS, Renata Santos de; SANTOS, Kelvin Farias. Potencialidades dos jogos de operações para aprendizagem de conceitos matemáticos. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/96.. Acesso em: 11 fev. 2025.