A semelhança de triângulos e as teorias didáticas no contexto da Residência Pedagógica.

Autores

  • Lahís Milenna Santos Andrade Instituto Federal da Bahia Autor
  • Aldo José Conceição da Silva Instituto Federal da Bahia Autor
  • Celso Eduardo Brito Instituto Federal da Bahia Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem Matemática, Sequência Didática, Semelhança de Triângulos, Teorias em Didática, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho é fruto da aplicação de uma sequência didática desenvolvida no contexto do Programa Residência Pedagógica1, em uma turma do 2° ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática do IFBA, Eunápolis. Utilizando-se de uma tecnologia digital, objetivou-se despertar o interesse dos discentes, contribuindo para o seu crescimento acadêmico e pessoal, buscando melhorar o processo de aprendizagem, atrelado ao objeto do saber. Os alicerces teóricos que embasaram a aplicação foram a Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida por Guy Brousseau; a Teoria do Antropológico Didático, de Yves Chevallard, além da Teoria das Representações de Registros Semióticos, desenvolvida por Raymond Duval. O objeto matemático abordado na aplicação foi a Semelhança de Triângulos. A sequência didática conferiu aos estudantes o papel de protagonistas da construção do conhecimento, na medida em que, colocados em uma situação adidática, percorreram um caminho metodológico que os levou a construções que posteriormente foram validadas e institucionalizadas pela residente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. UFPR, 2007.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: Conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008. 128p.

CHEVALLARD, Yves. La transpostion didactique: du savoir savant au savoir enseigné. La Pensée Sauvage Éditions: Grenoble, 1991.

DE ALMEIDA, Franciane Alves; DE ALMEIDA, Fernando Emilio Leite. Teoria das Situações Didáticas: Uma análise do planejamento do professor até as interações em sala de aula. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 25, p. 238-260, 2022.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e o funcionamento cognitivo do pensamento. Trad. Méricles Thadeu Moretti. Revemat, Eissn 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012

HENRIQUES, A. Saberes Universitários e as suas relações na Educação Básica. Via Litterarum, 2019.

IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R; ALMEIDA, N. Matemática:

ciência e aplicações. v. 1, 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

ANDRADE, Lahís Milenna Santos; SILVA, Aldo José Conceição da; BRITO, Celso Eduardo. A semelhança de triângulos e as teorias didáticas no contexto da Residência Pedagógica. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/97.. Acesso em: 7 dez. 2025.

##plugins.generic.shariff.share##