Sequência de ensino interdisciplinar: relato de experiência no Ensino Médio

Autores

  • José Erliton Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Henrique Luis da Silva Santos Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz Autor

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciclo Investigativo, Ensino e Aprendizagem, Ensino Médio

Resumo

Este relato de experiência integra as ações do primeiro autor sob a orientação dos coautores e apresenta considerações de uma experiência realizada com uma prática interdisciplinar entre Matemática e Biologia com estudantes do segundo ano do ensino médio no contexto do tema cacau. Possui como objetivo descrever uma prática realizada em sala de aula com a interdisciplinaridade e busca relações entre a Biologia e a Matemática no processo de ensino e aprendizagem por meio das fases do Ciclo investigativo. Foram utilizados o diário de campo do estudante, um instrumento para coleta de dados e a observação participante para obtenção dos dados. A análise dos dados foi realizada progressivamente a partir das situações que foram desenvolvidas e foi realizada até a fase 3 do Ciclo Investigativo. As evidências indicam a aproximação entre as disciplinas através das situações elaboradas, além de contribuir para o entendimento técnico a respeito das doenças relacionadas à lavoura de cacau.

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Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTANA, José Erliton Santos; SANTOS, Henrique Luis da Silva; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Sequência de ensino interdisciplinar: relato de experiência no Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–9, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/98.. Acesso em: 14 dez. 2024.