Desenhos Revelam Verdades: Perspectivas de Futuros (as) Professores (as) que Ensinam Matemática
Palavras-chave:
Matemática, Desenhos, Pedagogia, Formação Matemática, AversãoResumo
Este estudo reflete sobre as visões de futuros (as) professores (as) de matemática do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), fundamentando-se em uma análise crítica de desenhos elaborados por eles (as) durante uma oficina na II Semana de Pedagogia (SEMPED) na UESB, no ano de 2024. A pesquisa indica que pedagogos (as) em formação podem possuir um relacionamento negativo com a matemática, caracterizado por sentimentos de repugnância e insegurança, o que afeta sua confiança em lecionar a disciplina nos Anos Iniciais. As imagens retratam desde a angústia com conceitos matemáticos fundamentais até a queda no aprendizado ao longo do processo de escolarização. A pesquisa também indica uma lacuna nas matrizes curriculares de pedagogia, onde a matemática é tratada de forma tímida, por isso, propomos a expansão do tempo dedicado à matemática. A conclusão ressalta a necessidade de uma formação crítica e reflexiva para o (a) professor (a) que ensina matemática, de maneira sensível e acolhedora as necessidades formativas de cada sujeito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.