Potencialidades e dificuldades ao desenvolver uma tarefa exploratória sobre juros simples em uma turma da EJA

Autores

Palavras-chave:

Juros Simples, Educação de Jovens e Adultos, Tarefa exploratória

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar o desenvolvimento de uma tarefa exploratória referente ao conteúdo de juros simples em uma turma de nível IV da Educação de Jovens e Adultos do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, no município de Amargosa – BA. Trata-se de uma experiência desenvolvida no Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ao longo do texto, foi descrita a tarefa (de cunho exploratório, destinada ao ensino do conteúdo juros simples) e seu desenvolvimento, destacando as potencialidades e as dificuldades. Constatou-se que os estudantes apresentaram uma maior dificuldade no cálculo de porcentagem, porém houve um empenho por parte deles na realização da tarefa e na compreensão da matemática.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

TANAN, Lucas de Oliveira Santana; SILVA, Lilian Aragão da. Potencialidades e dificuldades ao desenvolver uma tarefa exploratória sobre juros simples em uma turma da EJA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/985.. Acesso em: 13 set. 2025.