Fake News e Gráficos: Desvendando Verdades na Matemática

Autores

Palavras-chave:

Fake News, Gráficos, EJA, Educação Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

Este relato apresenta a experiência da oficina "Fake News: De Olho nos Gráficos", desenvolvida por licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal, situada em Vitória da Conquista (BA). A proposta teve como objetivo promover a análise crítica de gráficos e a identificação de fake news, partindo da vivência e realidade dos estudantes. A oficina integrou teoria e prática em três etapas: introdução ao tema, exploração de gráficos e atividade prática. Os resultados demonstraram que a experiência revelou o potencial pedagógico da matemática quando conectada a temas sociais relevantes, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para o fortalecimento da EJA como espaço de emancipação. A oficina destacou a importância da parceria entre universidade e escola na construção de práticas significativas que rompem com a lógica do aligeiramento ainda presente na educação de jovens e adultos.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

NOVAES, Jádila da Silva; ALVES, Alison Oliveira Neves; SILVA, Jonson Ney Dias da. Fake News e Gráficos: Desvendando Verdades na Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/986.. Acesso em: 29 out. 2025.