Fake News e Gráficos: Desvendando Verdades na Matemática
Palavras-chave:
Fake News, Gráficos, EJA, Educação Matemática, Ensino de MatemáticaResumo
Este relato apresenta a experiência da oficina "Fake News: De Olho nos Gráficos", desenvolvida por licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal, situada em Vitória da Conquista (BA). A proposta teve como objetivo promover a análise crítica de gráficos e a identificação de fake news, partindo da vivência e realidade dos estudantes. A oficina integrou teoria e prática em três etapas: introdução ao tema, exploração de gráficos e atividade prática. Os resultados demonstraram que a experiência revelou o potencial pedagógico da matemática quando conectada a temas sociais relevantes, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para o fortalecimento da EJA como espaço de emancipação. A oficina destacou a importância da parceria entre universidade e escola na construção de práticas significativas que rompem com a lógica do aligeiramento ainda presente na educação de jovens e adultos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.