TRILHA DOS RESTOS: TRABALHANDO DIVISIBILIDADE COM JOGOS DE TABULEIRO
Palavras-chave:
Jogos Matemáticos, Divisibilidade, Ensino de MatemáticaResumo
Os jogos se apresentam como um importante recurso pedagógico para o ensino de Matemática, visto que podem ser utilizados para desenvolver ou contextualizar determinados assuntos programáticos da disciplina. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento e aplicação de uma oficina intitulada “Divisibilidade em Jogos de Tabuleiro", que foi desenvolvida em uma turma do Ensino Médio, composta por, aproximadamente, 20 estudantes, de uma instituição da rede pública do município de Vitória da Conquista/BA. A mesma fez parte de uma ação extensionista desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da qual os ministrantes fazem parte. Esta tinha como foco o trabalho com o conteúdo de divisibilidade por meio de jogos de tabuleiro. Com o desenvolvimento da proposta, percebeu-se a importância da utilização dos jogos para discutir os conteúdos matemáticos, visto que por meio deles houve uma maior interação da turma durante a aula, proporcionando uma revisão do assunto de divisibilidade de maneira mais dinâmica. Além disso, a oficina contribuiu para os ministrantes observarem como tem acontecido o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na rede pública, além de possibilitar vivenciar novas experiências enquanto futuros educadores.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação (MEC) – Secretaria de Educação Fundamental - PCN’s
Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GRANDO, R. C. A, O Jogo e suas Possibilidades Metodológicas no Processo
Ensino/Aprendizagem da Matemática. Campinas, SP, 1995.
SILVA, J.. O uso dos jogos no ensino da matemática. Trabalho de Conclusão de Curso.
Recife, 2022.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E.. Jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto
Alegre: Artmed, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.