TRILHA DOS RESTOS: TRABALHANDO DIVISIBILIDADE COM JOGOS DE TABULEIRO

Autores

  • Flávia Karoline Meira Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor
  • Gabriel Coelho Públio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Autor

Palavras-chave:

Jogos Matemáticos, Divisibilidade, Ensino de Matemática

Resumo

 Os jogos se apresentam como um importante recurso pedagógico para o ensino de Matemática, visto que podem ser utilizados para desenvolver ou contextualizar determinados assuntos programáticos da disciplina. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento e aplicação de uma oficina intitulada “Divisibilidade em Jogos de Tabuleiro", que foi desenvolvida em uma turma do Ensino Médio, composta por, aproximadamente, 20 estudantes, de uma instituição da rede pública do município de Vitória da Conquista/BA. A mesma fez parte de uma ação extensionista desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da qual os ministrantes fazem parte. Esta tinha como foco o trabalho com o conteúdo de divisibilidade por meio de jogos de tabuleiro. Com o desenvolvimento da proposta, percebeu-se a importância da utilização dos jogos para discutir os conteúdos matemáticos, visto que por meio deles houve uma maior interação da turma durante a aula, proporcionando uma revisão do assunto de divisibilidade de maneira mais dinâmica. Além disso, a oficina contribuiu para os ministrantes observarem como tem acontecido o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na rede pública, além de possibilitar vivenciar novas experiências enquanto futuros educadores. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC) – Secretaria de Educação Fundamental - PCN’s

Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GRANDO, R. C. A, O Jogo e suas Possibilidades Metodológicas no Processo

Ensino/Aprendizagem da Matemática. Campinas, SP, 1995.

SILVA, J.. O uso dos jogos no ensino da matemática. Trabalho de Conclusão de Curso.

Recife, 2022.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E.. Jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto

Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SOUZA, Flávia Karoline Meira; PÚBLIO, Gabriel Coelho. TRILHA DOS RESTOS: TRABALHANDO DIVISIBILIDADE COM JOGOS DE TABULEIRO. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/99.. Acesso em: 16 mar. 2025.