Explorando produtos notáveis por composição de áreas de retângulos com sinal: Uma abordagem pedagógica inovadora
Palavras-chave:
Áreas, Áreas de retângulos, Produtos notáveis, Materiais manipuláveis, Aprendizagem matemáticaResumo
Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento, que investiga o ensino de produtos notáveis por meio de áreas de retângulos com sinal. Busca estabelecer uma representação geométrica inovadora para os produtos notáveis, possibilitando aos estudantes nesse processo a criação de hipóteses, o teste e a validação de conjecturas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa caráter qualitativo em que foi realizado um Estudo de Caso com estudantes da Educação Básica aplicando um novo recurso didático a fim de verificar o avanço dos estudantes quanto a sua aprendizagem sobre produtos notáveis e expressões algébricas, fomentando para os professores uma estratégia para o ensino. Os resultados e as discussões até o momento apontam que os produtos notáveis podem ser abordados de forma mais dinâmica e visual, em que diferentes abordagens e reformulações são imprescindíveis para sua compreensão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.