Explorando produtos notáveis por composição de áreas de retângulos com sinal: Uma abordagem pedagógica inovadora

Autores

Palavras-chave:

Áreas, Áreas de retângulos, Produtos notáveis, Materiais manipuláveis, Aprendizagem matemática

Resumo

Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento, que investiga o ensino de produtos notáveis por meio de áreas de retângulos com sinal. Busca estabelecer uma representação geométrica inovadora para os produtos notáveis, possibilitando aos estudantes nesse processo a criação de hipóteses, o teste e a validação de conjecturas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa caráter qualitativo em que foi realizado um Estudo de Caso com estudantes da Educação Básica aplicando um novo recurso didático a fim de verificar o avanço dos estudantes quanto a sua aprendizagem sobre produtos notáveis e expressões algébricas, fomentando para os professores uma estratégia para o ensino. Os resultados e as discussões até o momento apontam que os produtos notáveis podem ser abordados de forma mais dinâmica e visual, em que diferentes abordagens e reformulações são imprescindíveis para sua compreensão.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

ANJOS , Weberson Sousa dos; REYES, Edwin Oswaldo Salinas; NASCIMENTO , Ana Maria Porto. Explorando produtos notáveis por composição de áreas de retângulos com sinal: Uma abordagem pedagógica inovadora. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/991.. Acesso em: 29 out. 2025.