Cultivo de Peixes e práticas matemáticas: uma investigação à luz da Etnomodelagem
Palabras clave:
Educação Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Aquicultura, PisciculturaResumen
Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas acadêmicas que abordam a relação entre a Matemática e o cultivo de peixes, com foco na perspectiva da Etnomodelagem. O objetivo foi investigar como se apresentam as pesquisas acadêmicas que tratam sobre o cultivo de peixes e a Matemática, sob o olhar da Etnomodelagem. Trata-se de um estudo qualitativo e bibliográfico, no qual foi adotado o Mapeamento na Pesquisa Educacional como método de coleta, identificação, categorização e análise dos dados. As investigações que compõem o corpus desta pesquisa foram levantadas por meio do Google Acadêmico. Os resultados evidenciaram que a Matemática está presente no cultivo de peixes, tornando essa prática cultural um potencial recurso didático. Dessa forma, sua aplicação em sala de aula possibilita uma conexão significativa entre o conhecimento acadêmico e o cotidiano dos estudantes. Nessa perspectiva, a Etnomodelagem se destaca como uma abordagem promissora para a Educação Matemática, pois promove a integração de diferentes conceitos matemáticos às práticas socioculturais.
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