Saberes ‘não Matemáticos’ presentes nas narrativas de estudantes de uma escola quilombola, na construção de um Projeto Interdisciplinar
Keywords:
Saberes ‘não matemáticos’, Educação Escolar Quilombola, Projeto Interdisciplinar, NarrativasAbstract
O objetivo desta investigação foi compreender como os saberes ‘não matemáticos’, presentes nas narrativas dos estudantes jovens e adultos de uma escola quilombola, durante a construção de um projeto interdisciplinar, estão relacionados com as suas experiências e vivências. Considerando esse contexto, o referencial teórico apresentado discute sobre os processos de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos e Educação Escolar Quilombola, considerando os saberes locais, próprios da sua cultura. Nesse sentido, foi necessário analisar as narrativas de estudantes envolvidos no projeto desenvolvido na escola, numa abordagem qualitativa, coletadas através de entrevista semiestruturada. Como resultado, foi percebido a forte influência dos saberes locais na construção dos saberes escolares, trazidos para o espaço da sala de aula, como elementos da vida diária, que fazem parte dos seus modos de vida, e expressões culturais, que são passados de geração para geração.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.