Medindo o Mundo: Estratégias para Ensinar e Aprender Medidas

Authors

Keywords:

Medidas, Ensino e Aprendizagem, Materiais Manipuláveis

Abstract

Neste minicurso objetivamos desenvolver uma proposta didática para o trabalho com medidas de comprimento, área e volume. Assim, inicialmente problematizaremos o porquê da necessidade de um padrão para medir comprimentos, faremos atividades práticas por meio de Materiais Manipuláveis e vamos recorrer a história da matemática para ilustrar que a problemática de um padrão para medir é antiga. Construiremos a o significado do que é medir e faremos um primeiro trabalho com o sistema métrico decimal, seus múltiplos e submúltiplos. Na sequência, com Materiais Manipuláveis e atividades xerocopiadas, construiremos o conceito de medida de área e medida de volume, permeando um trabalho com seus múltiplos e submúltiplos. De maneira transversal, vamos recorrer a sistemas não convencionais de medidas e dizer que o sistema métrico decimal não é único, tampouco universal. Destacamos que o ensino de medidas é uma parte importante do currículo de matemática em muitos níveis escolares, servindo de base para alimentar outros conteúdos de matemática, e conteúdos de física e química, por exemplo. Acreditamos que as atividades desenvolvidas nesse minicurso, contribua com os docentes e futuros docentes interessados em novos recursos para o ensino e aprendizagem de matemática, mais especificamente o conteúdo medidas. Além disso, esperamos que os participantes percebam que a utilização de Materiais Manipuláveis é um aliado que pode potencializar um ensino significativo, não apenas no conteúdo de medidas.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Minicurso

How to Cite

BOMFIM, Amanda dos Santos; SANTOS, Anna Thayrine Cardoso dos; JESUS, Gilson Bispo de; OLIVEIRA, Iran Silva; SANTOS, Maila Agra dos. Medindo o Mundo: Estratégias para Ensinar e Aprender Medidas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1017.. Acesso em: 13 sep. 2025.