O Laboratório de Ensino de Matemática Multidisciplinar Professora Isaura (LEMMPI) e a Construção de Recursos Pedagógicos
Keywords:
Ensino Fundamental, Questões de Geometria Plana, Área e perímetro, Teoria dos Registro de Representação Semiótica, OBMEPAbstract
Neste minicurso, pretende-se discutir e analisar algumas questões de provas da OBMEP dos anos de 2005 a 2008 de uma pesquisa em andamento sobre conteúdo de geometria plana. A análise será pautada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A justificativa para a escolha do marco temporal se deve ao início da aplicação das provas nas escolas públicas brasileiras, pelo conteúdo de geometria plana, especificamente, área e perímetro em função da sua frequência nas provas dos referidos anos. É objetivo desta proposta levar os participantes a refletirem sobre a importância da mobilização simultânea de pelo menos dois registros de representação (Duval, 2003) e como esta mobilização favorece a aprendizagem matemática. Esperamos que por meio de reflexões e discussões coletivas os participantes do minicurso se atentem para a importância da seleção e escolha de situações problemas, levando em consideração as tarefas que trabalhem simultaneamente diferentes tipos de representações de objetos geométricos.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.