O Laboratório de Ensino de Matemática Multidisciplinar Professora Isaura (LEMMPI) e a Construção de Recursos Pedagógicos

Authors

Keywords:

Ensino Fundamental, Questões de Geometria Plana, Área e perímetro, Teoria dos Registro de Representação Semiótica, OBMEP

Abstract

Neste minicurso, pretende-se discutir e analisar algumas questões de provas da OBMEP dos anos de 2005 a 2008 de uma pesquisa em andamento sobre conteúdo de geometria plana. A análise será pautada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A justificativa para a escolha do marco temporal se deve ao início da aplicação das provas nas escolas públicas brasileiras, pelo conteúdo de geometria plana, especificamente, área e perímetro em função da sua frequência nas provas dos referidos anos. É objetivo desta proposta levar os participantes a refletirem sobre a importância da mobilização simultânea de pelo menos dois registros de representação (Duval, 2003) e como esta mobilização favorece a aprendizagem matemática. Esperamos que por meio de reflexões e discussões coletivas os participantes do minicurso se atentem para a importância da seleção e escolha de situações problemas, levando em consideração as tarefas que trabalhem simultaneamente diferentes tipos de representações de objetos geométricos.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Minicurso

How to Cite

SILVA, Cleusiane Vieira; BARROS, João Pedro Andrade; GOMES, Felipe Santos; SANTOS, Audry Almeida dos. O Laboratório de Ensino de Matemática Multidisciplinar Professora Isaura (LEMMPI) e a Construção de Recursos Pedagógicos. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1038.. Acesso em: 13 sep. 2025.