O Laboratório de Ensino de Matemática Multidisciplinar Professora Isaura (LEMMPI) e a Construção de Recursos Pedagógicos
Palabras clave:
Ensino Fundamental, Questões de Geometria Plana, Área e perímetro, Teoria dos Registro de Representação Semiótica, OBMEPResumen
Neste minicurso, pretende-se discutir e analisar algumas questões de provas da OBMEP dos anos de 2005 a 2008 de uma pesquisa em andamento sobre conteúdo de geometria plana. A análise será pautada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A justificativa para a escolha do marco temporal se deve ao início da aplicação das provas nas escolas públicas brasileiras, pelo conteúdo de geometria plana, especificamente, área e perímetro em função da sua frequência nas provas dos referidos anos. É objetivo desta proposta levar os participantes a refletirem sobre a importância da mobilização simultânea de pelo menos dois registros de representação (Duval, 2003) e como esta mobilização favorece a aprendizagem matemática. Esperamos que por meio de reflexões e discussões coletivas os participantes do minicurso se atentem para a importância da seleção e escolha de situações problemas, levando em consideração as tarefas que trabalhem simultaneamente diferentes tipos de representações de objetos geométricos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.