Geometria Inteligente: Como as Máquinas Aprendem a Ver o Mundo

Authors

Keywords:

Geometria, Inteligência artificial , Raciocínio lógico, Ensino Fundamental, Aprendizado divertido

Abstract

Esta oficina tem como intuito apresentar uma maneira divertida e variada de aprender geometria, destinada a alunos do 4º ao 7º ano. A ideia é mostrar como a geometria se liga à inteligência artificial, ao raciocínio lógico e às ferramentas digitais. Por meio de jogos como tangram, desafios e simulações, o objetivo é aprimorar o raciocínio, a capacidade de criar ideias e de identificar padrões. A oficina ressalta o papel da geometria na forma como as inteligências artificiais "enxergam" e na robótica, estimulando a sede por conhecimento e a análise. Com atividades práticas e materiais simples, a meta é tornar o aprendizado relevante, unindo matemática, tecnologia e imaginação de um jeito que todos possam participar e se interessar.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Minicurso

How to Cite

SOUZA, Adriano de Souza dos; SANTOS, Ângela Silva dos; SANTOS, Clara Leticia Brandão dos; OLIVEIRA, Denise dos Santos; LIMA, Edla Rodrigues de; JESUS, João Alisson Oliveira de; SANTOS, Joice Bastos; GONÇALVES, Vinícius Vale; GEORGE, Leonny. Geometria Inteligente: Como as Máquinas Aprendem a Ver o Mundo. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–4, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1065.. Acesso em: 13 sep. 2025.