O Papel do PIBID na Formação e Permanência de Graduandos em Licenciatura em Matemática do IFBA
Keywords:
PIBID, Formação Docente, Permanência Acadêmica, Identidade Docente, Práticas PedagógicasAbstract
Este relato apresenta a experiência vivida por graduandos em Licenciatura em Matemática no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na disciplina de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Valença. Com base em vivências individuais e coletivas, os relatos dos participantes destacam como o programa desempenha um papel crucial na formação docente e na permanência acadêmica. A partir de atividades práticas, reflexões pedagógicas e suporte financeiro, o PIBID possibilitou o aprimoramento profissional, a superação de desafios e o engajamento com a realidade escolar. Adicionalmente, o programa promove uma articulação entre a universidade e a escola básica, a construção de uma identidade docente sólida e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. O impacto do PIBID também se estende às escolas participantes, que se tornam espaços de aprendizagem colaborativa e melhoria na qualidade do ensino. Este relato de experiência busca evidenciar a relevância do PIBID como ferramenta de incentivo e transformação para futuros professores de Matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.