O Papel do PIBID na Formação e Permanência de Graduandos em Licenciatura em Matemática do IFBA

Authors

  • Mariana Rangel Dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Author https://orcid.org/0009-0000-5413-8361
  • Adriana de Jesus Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Author

Keywords:

PIBID, Formação Docente, Permanência Acadêmica, Identidade Docente, Práticas Pedagógicas

Abstract

Este relato apresenta a experiência vivida por graduandos em Licenciatura em Matemática no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na disciplina de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Valença. Com base em vivências individuais e coletivas, os relatos dos participantes destacam como o programa desempenha um papel crucial na formação docente e na permanência acadêmica. A partir de atividades práticas, reflexões pedagógicas e suporte financeiro, o PIBID possibilitou o aprimoramento profissional, a superação de desafios e o engajamento com a realidade escolar. Adicionalmente, o programa promove uma articulação entre a universidade e a escola básica, a construção de uma identidade docente sólida e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. O impacto do PIBID também se estende às escolas participantes, que se tornam espaços de aprendizagem colaborativa e melhoria na qualidade do ensino. Este relato de experiência busca evidenciar a relevância do PIBID como ferramenta de incentivo e transformação para futuros professores de Matemática.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

SANTOS, Mariana Rangel Dos; ALMEIDA, Adriana de Jesus. O Papel do PIBID na Formação e Permanência de Graduandos em Licenciatura em Matemática do IFBA. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/819.. Acesso em: 13 sep. 2025.