Engajamento e aprendizagem de conhecimentos matemáticos: produções recentes no Brasil

Authors

Keywords:

Mapeamento, Engajamento, Aprendizagem, Motivação, Educação Matemática

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as pesquisas recentes realizadas no Brasil sobre engajamento e aprendizagem no contexto da Educação Matemática. Com isso, buscou-se no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), artigos acadêmicos com essas temáticas publicados no período de 2020 até 2024. Como metodologia, foi utilizado o Mapeamento de Pesquisa Acadêmica desenvolvido através de três etapas: identificação, classificação ou organização e o reconhecimento ou análise do mapa final. Categorias foram definidas para a análise dessas pesquisas, foram elas: (i) aporte teórico; (ii) estratégias utilizadas; (iii) percurso metodológico; (iv) protagonismo do estudante; (v) principais resultados. Os dados demonstraram que as investigações brasileiras mencionam o engajamento como sinônimo de envolvimento e participação do estudante na aprendizagem. Sobretudo recomenda-se outros estudos realizados com as concepções teóricas do engajamento e suas dimensões para proposição da aprendizagem.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

MOURA , Jonh Leon de Almeida; LAGO, Adriano Santos Lago; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Engajamento e aprendizagem de conhecimentos matemáticos: produções recentes no Brasil. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/834.. Acesso em: 13 sep. 2025.