Engajamento e aprendizagem de conhecimentos matemáticos: produções recentes no Brasil
Keywords:
Mapeamento, Engajamento, Aprendizagem, Motivação, Educação MatemáticaAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar as pesquisas recentes realizadas no Brasil sobre engajamento e aprendizagem no contexto da Educação Matemática. Com isso, buscou-se no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), artigos acadêmicos com essas temáticas publicados no período de 2020 até 2024. Como metodologia, foi utilizado o Mapeamento de Pesquisa Acadêmica desenvolvido através de três etapas: identificação, classificação ou organização e o reconhecimento ou análise do mapa final. Categorias foram definidas para a análise dessas pesquisas, foram elas: (i) aporte teórico; (ii) estratégias utilizadas; (iii) percurso metodológico; (iv) protagonismo do estudante; (v) principais resultados. Os dados demonstraram que as investigações brasileiras mencionam o engajamento como sinônimo de envolvimento e participação do estudante na aprendizagem. Sobretudo recomenda-se outros estudos realizados com as concepções teóricas do engajamento e suas dimensões para proposição da aprendizagem.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.