Cálculo em campo: medindo o espaço com Interpolação e Integração

Authors

Keywords:

Interpolação Polinomial, Integração, Modelagem Matemática, Contextualização, Cálculo de área

Abstract

Este trabalho foi realizado por discentes do curso de Licenciatura em Matemática da UNEB – Campus VI, com o intuito de aplicar conceitos de Cálculo II em uma situação prática. A atividade, orientada pelo professor da disciplina, consistiu em identificar uma figura com curva no campus, coletar dados reais e, com base neles, elaborar e resolver uma questão matemática. Utilizando a interpolação polinomial, foi construída uma função que representa a curva da figura observada. Em seguida, aplicou-se o conceito de integral definida para calcular a área delimitada por essa curva. A experiência possibilitou a aplicação prática de conteúdos, facilitando uma aprendizagem significativa ao relacionar conteúdos abstratos com a realidade dos discentes, promovendo o raciocínio lógico e a construção de modelos matemáticos. A proposta mostrou-se eficaz ao integrar teoria e prática, reforçando a importância de metodologias que contextualizem a matemática no cotidiano dos discentes.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

CARDOSO, Kelly Kauany Oliveira; MAGALHÃES, Kelly Silva; SILVA, Paloma Magalhães Silva. Cálculo em campo: medindo o espaço com Interpolação e Integração. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/837.. Acesso em: 13 sep. 2025.