Matemática e Diversidade Religiosa: Relato de experiência de aprendizado em sala de aula
Keywords:
Pesquisa Amostral, Matemática aplicada, Estatística, TAPAbstract
Este relato de experiência descreve um trabalho com o tema "Diversidade Religiosa no Brasil", realizado em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental - anos finais, no qual os alunos aplicaram conceitos matemáticos para analisar dados sobre as religiões em seu contexto escolar. O projeto foi desenvolvido em cinco aulas, sob a orientação da professora regente da classe, também autora desse trabalho. Para seu desenvolvimento os alunos discutiram as principais religiões do Brasil e a importância do respeito entre crenças. Eles coletaram os dados, os organizaram e os representaram usando medidas estatísticas como moda, média e mediana. Um momento crucial para consolidação dos aprendizados foi a sistematização do conhecimento, além disso, os relatórios finais mostraram habilidades de análise crítica e respeito à diversidade. A realização da pesquisa promoveu o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, dando ênfase a inclusão e o respeito entre diferentes crenças, se mostrando uma experiência enriquecedora que integrou matemática e temas sociais.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.