Oficina sobre volume: uma experiência em uma turma do 5º ano
Keywords:
Medida de Volume, Materiais Manipuláveis, Ensino e AprendizagemAbstract
Este relato apresenta reflexões sobre uma atividade desenvolvida pelo Projeto Materiais Manipuláveis no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática em uma escola municipal localizada na cidade de Amargosa-BA. A atividade foi realizada em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental, em que trabalhamos com o conceito de volume utilizando atividades e materiais manipuláveis como apoio. A metodologia incluiu atividades em grupo, desafios práticos e uma visita técnica à piscina de uma clínica próxima da escola, momento em que os alunos coletaram medidas reais e construíram uma maquete em escala. As atividades tinham como objetivo proporcionar aos alunos um processo de investigação e sistematização da matemática a partir de situações que pudessem contribuir para a construção de conceitos relacionados à medição e comparação de volumes sólidos. Esta experiência mostrou que o trabalho com volume e capacidade pode tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, além de contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem de matemática.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.