Vivenciando a Matemática na Trilha do Continente Africano

Authors

Keywords:

Jogo educativo, desafios matemáticos, desafios históricos, interdisciplinaridade, continente africano

Abstract

Neste relato de experiência iremos descrever como elaboramos e aplicamos o jogo educativo “Trilha Território Africano", desenvolvido como atividade da disciplina Cultura e Jogos Africanos no Ensino de Matemática, coordenada e ministrada pela professora Simone Moraes, no período letivo 2024-2. O objetivo principal da atividade elaborada foi promover o aprendizado interdisciplinar, integrando desafios matemáticos e históricos relacionados aos países do continente africano. O jogo foi desenhado para ser jogado em grupos, utilizando um tabuleiro personalizado que representa o mapa da África, dividido em zonas coloridas associadas a diferentes clãs (equipes). Cada zona possui países aliados que auxiliam os jogadores durante a trilha, incentivando a colaboração e a estratégia. O jogo foi aplicado em escolas de Salvador e região metropolitana, experiências que demonstraram seu potencial para aplicar a Lei 10.639/03 em aulas de matemática e de estimular o interesse dos alunos pela cultura africana e suas conexões históricas e geográficas. A atividade também buscou contribuir para a valorização da história e da diversidade cultural africana, muitas vezes negligenciada nos currículos escolares.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

SANTOS, Álisson Conceição; REIS, Mônica Santos; BATISTA, Bento de Morais. Vivenciando a Matemática na Trilha do Continente Africano. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/884.. Acesso em: 13 sep. 2025.