“E eu aprendo Matemática fazendo vídeo?”: repercussões de uma proposta de ensino envolvendo a Parábola
Keywords:
Produção de Vídeos, Modelagem matemática, Multimodalidade, MultiletramentosAbstract
Esta comunicação científica, fruto de uma pesquisa-ação, busca apresentar as percepções de professores, gestoras, coordenadora e alunos sobre os impactos da participação dos estudantes na iniciativa de produção do vídeo “Matemática e os Jogos Olímpicos” no processo de ensino-aprendizagem da Matemática e o seu impacto na dinâmica pedagógica. Desenvolvido com estudantes do nono ano de uma escola pública em Lauro de Freitas, Bahia, o projeto resultou na produção de um vídeo educativo, reconhecido e premiado no 8º Festival Nacional de Vídeos Digitais e Educação Matemática da UNESP. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, cujas respostas foram analisadas sob uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam a relevância da integração entre tecnologia e educação, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Projetos como esse demonstram que, mesmo diante de recursos limitados, é possível transformar a aprendizagem e fortalecer o protagonismo estudantil, possibilitando o reconhecimento em nível nacional.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.