“E eu aprendo Matemática fazendo vídeo?”: repercussões de uma proposta de ensino envolvendo a Parábola

Authors

Keywords:

Produção de Vídeos, Modelagem matemática, Multimodalidade, Multiletramentos

Abstract

Esta comunicação científica, fruto de uma pesquisa-ação, busca apresentar as percepções de professores, gestoras, coordenadora e alunos sobre os impactos da participação dos estudantes na iniciativa de produção do vídeo “Matemática e os Jogos Olímpicos” no processo de ensino-aprendizagem da Matemática e o seu impacto na dinâmica pedagógica. Desenvolvido com estudantes do nono ano de uma escola pública em Lauro de Freitas, Bahia, o projeto resultou na produção de um vídeo educativo, reconhecido e premiado no 8º Festival Nacional de Vídeos Digitais e Educação Matemática da UNESP. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, cujas respostas foram analisadas sob uma abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam a relevância da integração entre tecnologia e educação, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Projetos como esse demonstram que, mesmo diante de recursos limitados, é possível transformar a aprendizagem e fortalecer o protagonismo estudantil, possibilitando o reconhecimento em nível nacional.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

AMORIM, Itana Maria de Araújo Lima; SILVA, Américo Junior Nunes da. “E eu aprendo Matemática fazendo vídeo?”: repercussões de uma proposta de ensino envolvendo a Parábola. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/901.. Acesso em: 13 sep. 2025.