Xadrez Para Todos: Movendo as Peças da Inclusão
Keywords:
AEE, Ensino, Extensão, Inclusão, XadrezAbstract
Este relato de experiência tem como objetivo evidenciar as contribuições do projeto “Xadrez Para Todos: Movendo as Peças da Inclusão", realizado em parceria com o Programa de Ensino de Ciências e Matemática - PROCIEMA. O projeto foi desenvolvido em uma escola de Vitória da Conquista - BA, em uma sala multifuncional, com 12 encontros semanais, sendo 2 encontros de 1 hora por semana, com o intuito de atender às necessidades de um público diversificado, incluindo alunos com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Física e Baixa Visão. O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar o uso do xadrez como uma prática pedagógica no ensino de jogos para alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados observados indicaram uma melhora significativa no comportamento dos alunos, na interação com os colegas e em outros aspectos importantes para compreensão do jogo, contribuindo para o processo de inclusão, desenvolvimento cognitivo e aprendizado desses alunos.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.