Situações problemas para explorar o conceito de porcentagem: resultados de uma microinvestigação

Authors

  • Ana Clara Campos da Silva Universidade Federal Do Oeste da Bahia Author

Keywords:

Microinvestigação, Diálogo, Interação, Aprendizagem Matemática

Abstract

Nesse artigo, apresento os resultados de uma microinvestigação realizada com o objetivo de vivenciar uma experiência de diálogo, interação e aprendizagem sobre a matemática e seu ensino, por meio da proposição de situações-problema, jogos, desafios, exercícios a um sujeito de aprendizagem. A colaboradora foi uma adolescente de 13 anos que cursava o oitavo ano do Ensino Fundamental. Definimos por trabalhar com porcentagem, que se encontra na habilidade EF08MA04 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), referente a resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais. Nos registros dos diálogos e das interações encontram-se evidências de que houve aprendizagem, esclarecimento de dúvidas e superação de obstáculos e, além de contribuir com o estudante essa experiência oportunizou a constituição de conhecimentos didáticos do conteúdo matemático, essenciais à formação do futuro professor.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

SILVA, Ana Clara Campos da. Situações problemas para explorar o conceito de porcentagem: resultados de uma microinvestigação. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/929.. Acesso em: 13 sep. 2025.