Situações problemas para explorar o conceito de porcentagem: resultados de uma microinvestigação
Keywords:
Microinvestigação, Diálogo, Interação, Aprendizagem MatemáticaAbstract
Nesse artigo, apresento os resultados de uma microinvestigação realizada com o objetivo de vivenciar uma experiência de diálogo, interação e aprendizagem sobre a matemática e seu ensino, por meio da proposição de situações-problema, jogos, desafios, exercícios a um sujeito de aprendizagem. A colaboradora foi uma adolescente de 13 anos que cursava o oitavo ano do Ensino Fundamental. Definimos por trabalhar com porcentagem, que se encontra na habilidade EF08MA04 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), referente a resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais. Nos registros dos diálogos e das interações encontram-se evidências de que houve aprendizagem, esclarecimento de dúvidas e superação de obstáculos e, além de contribuir com o estudante essa experiência oportunizou a constituição de conhecimentos didáticos do conteúdo matemático, essenciais à formação do futuro professor.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.