Mancala e a Educação Antirracista: Saberes Africanos nos Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Keywords:
Mancala, Educação Antirracista, Lei 10.639/03, Formação de Professores, Jogos AfricanosAbstract
No decorrer de todo o trabalho, foi abordada a importância do jogo Mancala como ferramenta pedagógica no ensino de Matemática, ainda que de acordo com a legislação da Educação Antirracista e Lei 10.639/03. O jogo de origem africana Mancala destaca-se por suas inúmeras variações e potencial de integrar conceitos matemáticos com saberes culturais, contribuindo para uma educação inclusiva e atrativa. O trabalho aponta, ainda, a importância da formação continuada do docente, uma vez que este origina os objetivos ao utilizar-se do jogo como ferramenta pedagógica. Mesmo diante de seus benefícios, problemas como a resistência às mudanças curriculares e a lacuna na formação do professor ainda se apresentam. Em uma conclusão, pode-se afirmar que o Mancala não ensina apenas conceitos da Matemática, mas promove uma narrativa da cultura africana mais positiva, a partir de uma educação que valorize os conhecimentos sistematizados e fortaleça identidades.
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