Mancala e a Educação Antirracista: Saberes Africanos nos Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática

Authors

Keywords:

Mancala, Educação Antirracista, Lei 10.639/03, Formação de Professores, Jogos Africanos

Abstract

No decorrer de todo o trabalho, foi abordada a importância do jogo Mancala como ferramenta pedagógica no ensino de Matemática, ainda que de acordo com a legislação da Educação Antirracista e Lei 10.639/03. O jogo de origem africana Mancala destaca-se por suas inúmeras variações e potencial de integrar conceitos matemáticos com saberes culturais, contribuindo para uma educação inclusiva e atrativa. O trabalho aponta, ainda, a importância da formação continuada do docente, uma vez que este origina os objetivos ao utilizar-se do jogo como ferramenta pedagógica. Mesmo diante de seus benefícios, problemas como a resistência às mudanças curriculares e a lacuna na formação do professor ainda se apresentam. Em uma conclusão, pode-se afirmar que o Mancala não ensina apenas conceitos da Matemática, mas promove uma narrativa da cultura africana mais positiva, a partir de uma educação que valorize os conhecimentos sistematizados e fortaleça identidades. 

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

PEIXOTO , Sarah Graziella dos Santos. Mancala e a Educação Antirracista: Saberes Africanos nos Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/958.. Acesso em: 13 sep. 2025.