Desafio das mulheres professoras à igualdade de gênero na Matemática: ditos de artigos publicados entre 2009-2023

Authors

Keywords:

Gênero, Ensino da Matemática, Mulheres, Professoras

Abstract

Como parte de estudos teóricos e de campo sobre mulheres professoras de matemática em fim de carreira, apresentamos um recorte de artigos encontrados em periódicos que apresentam como as relações de gênero influenciam a carreira de mulheres professoras de matemática da Educação Básica no tornar-se e manter-se na docência. Realizamos uma revisão sistemática integrativa e localizamos 8 artigos na base de dados Scielo e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com recorte temporal de 2009-2023. Os resultados apontaram que a propagação de discursos discriminatórios e reprodutores de desigualdades de gênero são refletidos nas escolas, pelos livros didáticos, pelos currículos e práticas pedagógicas. É irrisório o quantitativo de pesquisas que discutam a relação de gênero e a fase de desinvestimento da carreira de professoras de Matemática. É necessário desmistificar ideologias que tratam da invisibilidade da mulher nessa área, e fomentar a mudança de práticas principalmente na Educação Básica, buscando diminuir os impactos e os desafios sobre o profissionalismo das mulheres na área das Ciências Exatas.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

RIBEIRO, Elisângela Soares; SOARES, Gualberto de Abreu; BRITO, Talamira Taita Rodrigues. Desafio das mulheres professoras à igualdade de gênero na Matemática: ditos de artigos publicados entre 2009-2023. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/959.. Acesso em: 13 sep. 2025.