Desafio das mulheres professoras à igualdade de gênero na Matemática: ditos de artigos publicados entre 2009-2023
Keywords:
Gênero, Ensino da Matemática, Mulheres, ProfessorasAbstract
Como parte de estudos teóricos e de campo sobre mulheres professoras de matemática em fim de carreira, apresentamos um recorte de artigos encontrados em periódicos que apresentam como as relações de gênero influenciam a carreira de mulheres professoras de matemática da Educação Básica no tornar-se e manter-se na docência. Realizamos uma revisão sistemática integrativa e localizamos 8 artigos na base de dados Scielo e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com recorte temporal de 2009-2023. Os resultados apontaram que a propagação de discursos discriminatórios e reprodutores de desigualdades de gênero são refletidos nas escolas, pelos livros didáticos, pelos currículos e práticas pedagógicas. É irrisório o quantitativo de pesquisas que discutam a relação de gênero e a fase de desinvestimento da carreira de professoras de Matemática. É necessário desmistificar ideologias que tratam da invisibilidade da mulher nessa área, e fomentar a mudança de práticas principalmente na Educação Básica, buscando diminuir os impactos e os desafios sobre o profissionalismo das mulheres na área das Ciências Exatas.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.