A exposição “A Matemática nos Trançados”: da concepção à montagem

Authors

Keywords:

Educação Museal, Educação Matemática, Etnomatemática, Expografia

Abstract

Os museus, em sua dimensão e função educativa, podem possibilitar a criação de formas mais interessantes de apresentar a Matemática à sociedade. Tendo em vista que os bens musealizados fazem parte de um contexto social e cultural, vimos na Etnomatemática a possibilidade de apresentar a Matemática em outros contextos socioculturais, que também estão presentes em museus com tipologias diferentes dos de Ciência. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é descrever os processos de elaboração de uma exposição no Museu Casa do Sertão, em que buscou-se mostrar alguns dos conhecimentos matemáticos que podem ser explorados a partir das peças de fibras naturais vegetais, constituídas por meio da técnica artesanal do trançado. Para dar conta dessa demanda, foi realizada a análise do acervo do museu, concomitante à pesquisa de possíveis peças e suas relações com conceitos matemáticos, para então, realizarmos os processos de concepção, curadoria e montagem da exposição, compreendendo assim sua expografia, que será descrita neste estudo.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

MILITÃO , Valnielli da Cruz; COSTA, Wedeson Oliveira. A exposição “A Matemática nos Trançados”: da concepção à montagem. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–14, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/999.. Acesso em: 13 sep. 2025.