A exposição “A Matemática nos Trançados”: da concepção à montagem
Keywords:
Educação Museal, Educação Matemática, Etnomatemática, ExpografiaAbstract
Os museus, em sua dimensão e função educativa, podem possibilitar a criação de formas mais interessantes de apresentar a Matemática à sociedade. Tendo em vista que os bens musealizados fazem parte de um contexto social e cultural, vimos na Etnomatemática a possibilidade de apresentar a Matemática em outros contextos socioculturais, que também estão presentes em museus com tipologias diferentes dos de Ciência. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é descrever os processos de elaboração de uma exposição no Museu Casa do Sertão, em que buscou-se mostrar alguns dos conhecimentos matemáticos que podem ser explorados a partir das peças de fibras naturais vegetais, constituídas por meio da técnica artesanal do trançado. Para dar conta dessa demanda, foi realizada a análise do acervo do museu, concomitante à pesquisa de possíveis peças e suas relações com conceitos matemáticos, para então, realizarmos os processos de concepção, curadoria e montagem da exposição, compreendendo assim sua expografia, que será descrita neste estudo.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.