Apropriações de propostas apresentadas no IV Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática: a Equação da Reta em um livro didático da 2ª série colegial e em seu Guia do Professor publicados na Bahia (1970)
Palabras clave:
Trajetória escolar da Geometria Analítica, Equações da Reta, Livro didático e Guia do ProfessorResumen
Este trabalho teve como objetivo fazer uma análise, numa perspectiva histórica, do ensino de Geometria Analítica, em particular, o conteúdo Equações da Reta, em um livro didático do 2º ano colegial e seu Guia do Professor (Catunda et al., 1972, 1975) produzidos por professores da Bahia após a proposta de reformulação do ensino secundário de matemática apresentada no IV Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática, ocorrido no ano de 1962, em Belém, estado do Pará. Apropriando-se de uma história cultural e fazendo uso de literaturas vigentes, interpretou-se que esse conteúdo foi apresentado em livros didáticos publicados em período anterior ao Congresso do Pará baseado nos axiomas da Geometria de Euclides; já no IV Congresso, abordou-se as Equações da Reta por meio da Álgebra Vetorial.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.